.
.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PORQUÊ?

A “notícia” sobre o novo conselho de administração da TUMG (calhandrada por alguém num bitatite anterior) merece sem dúvida alguns comentários. Tanto mais que se trata da primeira vez que o novo executivo toma uma decisão em relação à empresa municipal de transportes, pelo menos que se saiba, já que as actas das reuniões camarárias continuam a ser disponibilizadas a conta gotas no site da CMMG (a última acta disponível remonta a 17/11/2009!).
Se já era estranho que o programa eleitoral do PS não se referisse, nem por uma única vez, à empresa municipal de transportes, quanto às alterações agora operadas na lógica de funcionamento do conselho de administração e face à ausência (para já) de qualquer informação complementar, as dúvidas são mais do que muitas quanto à sua bondade.
Como é público, até agora o conselho de administração da TUMG tem sido presidido por um vereador, o qual tem desempenhado essas funções sem qualquer vencimento. Porque será que agora se recorre a alguém exterior com o correspondente aumento de custos para a empresa? Será que o que se perspectiva para o futuro da TUMG assim o exige? E quais os critérios objectivos quanto ao perfil do gestor sobre quem recaiu a escolha? Será que a sua entrada corresponderá a uma alteração de estratégia da empresa e que essa alteração dependerá do seu contributo? Qual a mais-valia para a TUMG dessa decisão que será invitavelmente política?
Estas e muitas outras perguntas podem e devem ser (legitimamente) colocadas sobre o modelo de funcionamento de uma empresa que, no presente, se limita a subcontratar serviços de transportes públicos e cujo quadro de pessoal é composto na sua maioria por administradores, o que não deixa de ser suigeneris.
Não posso por isso estar mais de acordo com os bitaites num post anterior da autoria do Carlos Logrado (pessoa por quem tenho a maior estima e consideração) e os quais subscrevo quase integralmente, sugerindo que a nossa comissão de moradores lhes dê o destaque que merecem.
É com grande expectativa que aguardo os desenvolvimentos e os esclarecimentos que se impõem.

3 comentários:

Administrador do "tacho" disse...

Que fotografia linda - é um administrador para cada viatura.

Breve temos de comprar uma para o Fiscal Único. E depois o motorista.

Anónimo disse...

Terça-feira, Janeiro 26, 2010
A administração da TUMG, notas breves

O frenesim à volta da constituição do Conselho de Administração da TUMG é, de todo, injustificado, por razões fáceis de explicar.

Até aqui a TUMG não tinha presidente do CA (havia apenas uma caricatura) situação que causou dificuldades e prejuizos ao concelho da Marinha Grande. Decisões erradas, indecisões sobre medidas fundamentais para a qualidade de vida do cidadão e uma total ausência de gestão. Decisões erradas ou indecisões são, portanto, como é bom de ver, custos.


Ao contrário do que se diz aqui, não há agora um novo CA, há apenas um novo presidente já que, sem o crivo e a aprovação da câmara, o CA da TUMG se remunerou a si próprio.


Ora acontece que era necessário um novo presidente do CA, dada a necessidade da empresa ser gerida com eficiência e avançar para a concretização de medidas inscritas no seu objecto social e que têm vindo a ser adiadas. Dizem os estatutos que a TUMG remunera o presidente do CA com um vencimento 85% do salário de um vereador, foi isso que foi feito. Poder-se-à dizer ou argumentar que a caricatura de presidente que antes existia não era remunerado porque era vereador, mas acontece, é bom lembrar, que este executivo tem um vereador, em regime de premanência, a menos que o anterior e, por essa razão, é compreensível que a Câmara supra essa lacuna preenchendo o CA da TUMG. Não é exequível, sob pena de nada se fazer bem, que dois vereadores façam o trabalho de três e ainda acumulem a presidência de uma empresa municipal.


No meu entender o que é preciso são resultados sem, como é óbvio, proceder a gastos exagerados mas a verdade é que, mesmo com um presidente do CA da TUMG remunerado, os custos deste executivo municipal são muito inferiores aos do executivo anterior.


Por fim a escolha da Câmara merece o meu aplauso dado que o Dr Rui Pedrosa é um profissional qualificado, competente e que, por onde passa, deixa uma marca de qualidade. Estou certo que também aqui isso se vai passar.


Um custo que se transformará em proveito.






João Paulo Pedrosa

Administrador do "tacho" disse...

Ò Barbas Pedrosa,

não era preciso um elogio tão grande. Ainda me afogo na baba.

Como agradecimento, pago-te uma mariscada (com $$$ da TUMG, claro).