.
.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O “frenesim” continua...

Acrescentar barulho ao ruído é tudo menos aquilo que se esperava e que se desejava para umas quantas questões que continuam sem resposta. Desviar as atenções do essencial para o acessório é uma técnica vulgarmente utilizada quando o que se pretende é justificar sem esclarecer. Querer transformar dúvidas legítimas sobre questões pertinentes relativas à boa gestão da coisa pública, num caso de má vontade em relação à pessoa agora nomeada, não é intelectualmente aceitável, na mesma proporção do contrário. Reduzir este caso à pessoalização do cargo é por isso tão absurdo como as generalidades e as banalidades que são ditas em abono ou em desabono da pessoa do nomeado.
Mas, para além da óbvia falta de esclarecimento e do recurso às questões do escrúpulo formal para justificar a medida tomada, são feitas algumas considerações, a meu ver com alguma gravidade, e que não devem passar em claro:
- diz o Sr. Deputado: “até aqui a TUMG não tinha presidente do CA (havia apenas uma caricatura)”. Convinha pois que esclarecesse o alcance desta afirmação uma vez que dela se infere uma forte crítica ao papel de todos os que passaram pela presidência do CA, aos quais atribui um papel meramente decorativo. Será?
- diz o Sr. Deputado: “sem o crivo e a aprovação da câmara, o CA da TUMG se remunerou a si próprio”. Nem quero acreditar que tal seja possível numa empresa municipal que se deve pautar por princípios de clareza e transparência, mas, a ser verdade, isso elimina a responsabilidade do maior interessado na saúde económica e financeira da empresa, o seu único accionista?
- diz o Sr. Deputado: “ora acontece que era necessário um novo presidente do CA, dada a necessidade da empresa ser gerida com eficiência e avançar para a concretização de medidas inscritas no seu objecto social e que têm vindo a ser adiadas.” Então a TUMG não tem sido gerida com eficiência e não tem avançado por inépsia do CA e nomeadamente do seu presidente? Então mas afinal qual é a responsabilidade das duas pessoas que integravam e que continuam a integrar este órgão? Então e a responsabilidade do accionista CMMG?
- diz o Sr. Deputado: “No meu entender o que é preciso são resultados sem, como é óbvio, proceder a gastos exagerados mas a verdade é que, mesmo com um presidente do CA da TUMG remunerado, os custos deste executivo municipal são muito inferiores aos do executivo anterior.” Não percebi. Misturar os custos do CA da TUMG com os custos do executivo é no mínimo tentar iludir as coisas, porque se critérios de maior rigor foram aplicados aos salários do executivo, porque é que os mesmos critérios não são aplicados a uma empresa que lhe pertence?
Numa coisa estou de acordo com o Sr. Deputado, são necessários resultados. Mas para isso é preciso explicar qual o caminho a seguir e em que medida é que esta alteração se insere nesse caminho, o que manifestamente não explicou. Ficará para as calendas?

12 comentários:

Anónimo disse...

É evidente que o deputado Paulo Pedrosa defende a sua dama e é juiz em causa própria.Agora^,não diz porque razão é que os diversos Presidentes da TUMG foram sempre vereadores da camara,sem mais encargos de renuneração e durante um mandato chegou a haver um Presidente que só estava a meio tempo na Camara e não se consta que a TUMG tivesse funcionado mal.Aliás assim é que devia ser pois parte das questões grossas para decidir,têm de ir a reunião do executivo e essa ligação seria mais funcional e sem custos para o erário público se fosse realizada por um eleito camarário.Por mais esta ordem de razão não se justifica a nomeação a tempo inteiro de uma qualquer pessoa que vai agravar os custos com despesas correntes,já de si extremamente elevadas.Ora,os 2 funcionários da TUMG têm assegurado com eficácia a gestão normal da empresa,pelo que o Presidente a tempo inteiro não tem funções que justifiquem a sua nomeação.Os Estatutos da TUMG não deixam margem para duvida e são limitativos quanto aos objectivos da empresa.Para além dos serviços que actualmente presta que outros de maior relevância irá prestar ?E se os vier a prestar designadamente no doninio do estacionamento público e no alargamento do serviço dos transportes publicos terão de haver estudos que serão feitos por empresas especialistas na matéria.E como se sabe mesmo naquilo que podia ser mais trabalhoso,a rede de transportes urbanos,esse serviço é contratado fora.Portanto não vejo razões,a não ser as politicas do interesse do PS em nomear mais um homem de mão do seu Partido para controlar a maquina da camara com objectivos partidários de assegurar a continuidade do poder.Isto não tem nada a ver com eficácia,rigor,transparência,competência,defesa dos principios éticos da coisa pública,mas mais compadrio e tráfego de influências com alguma corrupção^à mistura.

Anónimo disse...

O Caro ai ai, isto é que é uma opinião clara e anti-sectaria. E, já agora educadissima não é D. A verdade chateia? Já estou farto desta telenovela. Vou mudar de canal.

não me fecundem sff disse...

Só não percebo uma coisa!
Por qualquer palha aparece o caro Deputado. Mas onde anda a D. Teresa?
Deixa-se assim contornar, com esta ligeireza?
Estou a ficar um bocado perplexo, ou não!

Carlos Logrado disse...

Caro amigo Mr.Bean (não sei quem é!), apenas por uma questão de gestão de informação e para não dispersar os bitaites deste tema, sugeria que concentrassem todos na mesma área do blogue, onde já se encontram muitos outros, «Bitaite da Semana». Se o quiserem realçar, puxem-no para o topo. Que tal?

marinhense disse...

Infelizmente nada disto é novidade e só os mais distraidos não poderiam esperar que acontecessem estas situações.

Claro que não é por competencia que as pessoas são escolhidas, mas sim pela partidarice, caso contrário teriamos muitas dificuldade de entender esta decisão.

E esperem porque o tentaculo socialista marinhense ainda está longe de acabar. Há muitos boys para colocar, por isso há que encontrar lugares. Agora foi a TUMG, virá o Operário, a ACIMG, e aí por diante.

Que raio de terra esta !!!!

iluminado disse...

Mr. Bean permita-me uma sugestão, já que, pelos vistos, toda a gente tem opinião acerca deste assunto e ninguém dos visados se manifesta: publiquem na integra a acta da reunião de Câmara onde foi proposta e votada e aprovada a nova Administração da TUMG. Em vez de fomentarem o diz que disse, porque não dão a palavra aos responsáveis: membros do executivo!

vizinho do Mr. Bean disse...

Ó Sr. Iluminado,
então e onde é que está disponível essa famigerada acta?

Anónimo disse...

Que diabo! Só este ano é que aparecem contratações polémicas?
E ainda se não foi contratar nenhum ex-vereador da camara de alcobaça...
Deixen-se de "racismos"! Parece-me que o maior problema nasce do facto de o novo presidente ser da Vieira! É ou não é, digam lá...

Revista de Imprensa disse...

"O bancário Rui Pedrosa é o novo presidente do Conselho de Administração (CA) da empresa municipal Transportes Urbanos da Marinha Grande (TUMG).

O novo CA foi aprovado em reunião de Câmara com os votos a favor da maioria PS e do vereador do PSD. Os três representantes da CDU votaram contra, alegando que um presidente remunerado – até agora a função foi desempenhada por um vereador que nunca recebeu salário da empresa – apenas constitui mais um encargo e pouco acrescentará ao funcionamento da empresa.

A maioria PS justifica a escolha de um elemento externo à vereação para desempenhar o cargo com o facto de o executivo permanente ter apenas três elementos a tempo inteiro.

Para o representante do PSD, faz todo o sentido ter alguém a tempo inteiro a desempenhar a função de presidente, desde que a empresa cumpra os objectivos para que foi criada: levar os transportes colectivos a todo o concelho e gerir o estacionamento pago no concelho.

Rui Pedrosa, licenciado em economia, é funcionário do banco MillenniumBCP e foi presidente da Biblioteca de Instrução Popular de Vieira de Leiria."

Região de Leiria

Anónimo disse...

Sou Social Democrata e concordo com a escolha.
O Dr. Rui Pedrosa é uma boa escolha.
Para os mais distraidos - o PS galhou a CMMG - ponto final!
Agora não vale apena chorar sobre o leite derramado - a nomeação foi feita dentro das regras - nada foi feito às escondidas.
É claro que um Partido que ganha a Câmara procura colocar pessoas de sua confiança nos lugares de liderança - pena foi que outros no passado não tenham visto isso!!
Julgamentos só daqui a 4 anos - o povo assim quis!!
Vamos estando atentos.

Anónimo disse...

Este anónimo é tão Social Democrata como eu sou Vietnamita .....

não me fecundem sff disse...

Por muito que custe,os lugares políticos são eleitos e assumidos por políticos.
Está obviamente tudo legalmente politico.
Vamos observando e...constatando que o erro esteve no passado, quando não se assumiu politicamente.
As "poupanças" é no que dá!