.
.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Noticias das nossas gentes.

A juíza Catarina Sarmento e Castro foi eleita para substituir Mário Torres no tribunal Constitucional, com 156 votos a favor, 57 votos brancos e 6 nulos.
Para ser eleita, a juíza Catarina Sarmento e Castro precisava de obter 147 votos favoráveis, tendo conseguido 156 num universo de 219 votantes, segundo a deputada do PS e secretária da mesa da Assembleia da República, Celeste Correia.

A juíza acaba por ser eleita em segunda votação, já que a 11 de Dezembro não obteve os votos suficientes para a eleição.

Após essa votação fracassada, PS e PSD decidiram voltar a apresentar o nome da juíza Catarina Sarmento e Castro para substituir Mário Torres no Tribunal Constitucional.

Na primeira votação na Assembleia da República, a juíza falhara por cinco votos a eleição. Naquela altura, a candidata, proposta pelo PS e PSD, reuniu 139 votos, 67 votos em branco e 10 nulos, num universo de 216 votantes.

Catarina Teresa Rola Sarmento e Castro, filha do deputado socialista e presidente da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Osvaldo Castro, é assistente de Direito na Universidade de Coimbra.

A candidata foi assessora do Ministério da Administração Interna entre 1995 e 1997, integrou a Comissão Nacional de Protecção de Dados, foi assessora do gabinete do Presidente do Tribunal Constitucional e assessora da secretaria de Estado da Modernização Administrativa.

O "chumbo" ocorrido em Dezembro gerou bastante polémica, tendo o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, responsabilizado o PS e o PSD pelo resultado da votação da juíza, sublinhando que a bancada comunista não foi consultada no processo.

Jornal publico (online)

12 comentários:

Anónimo disse...

Já está!..tava a ver que falhava o encaixe na função publica..e depois, daqui a 4 anos já não era bem seguro..jobs for ALL the boys parte MDCXXXXIIII

Pirolito disse...

Não ligues às 'bocas-dor-de-cotovelo', Catarina.
Sinceros parabéns pela eleição. A Marinha Grande sente-se muito honrada!

Apartidário disse...

Parabéns à Juiza Catarina Sarmento e Castro.

Esperamos que desempenhe com elevação e sobretudo isenção as suas funções.

Não tenho o prazer de a conhecer pessoalmente mas pelo seu percurso terá obigatóriamnete de ter um nível de competencias elevado.

Anónimo disse...

Juizes do TC com trinta e poucos anos? so neste pais atrasado e de esquerda..depois não se queixem da justiça...é que a tarimba da vida tb devia contar para alguma coisa, não?

Anónimo disse...

Parabens Drª Catarina estou orgulhoso por uma marinhense aceder a tão elevado cargo. Estou certo que irá desempenhar com elevada competência as funções.
Não ligue às bocas, como a do anónimo anterior, a inveja é um dos piores defeitos de certa gente sem nível e qualidades, é por gente como esta que a Marinha está como está.
Boa sorte Drª.

Anónimo disse...

Parabens e beijinhos nunca são de mais pois não? então cá vai.

Anónimo disse...

Para aqueles que ainda possam ter dúvidas sobre as competências da Mestre Doutoranda Catarina Sarmento e Castro, cuidem de dar uma olhadela por https://woc.uc.pt/fduc/person/ppgeral.do?idpessoa=72.
E se ainda assim restarem dúvidas, paciência!...
No entanto, congratulemo-nos pelo facto desta marinhense poder dar o seu melhor ao serviço da nação no tribunal guardião da nossa Lei Fundamental.

Toino Tolo disse...

Para todos os bitaiteiros azedos deste blog, que pelo que li, são muitos (alguns até tristemente infelizes nas suas tiradas pseudo-insultuosas, infames e com objectivos claramente difamatórios) fica a pergunta: É melhor a Marinha Grande ter entre os seus pares um serial killer como foi o caso do Vitor Jorge ou uma Juiza do Tribunal Constitucional? Pergunta fácil e de resposta óbvia, pena é, que o sucesso dos outros faça tanta confusão à mediocridade, à imbecilidade e à ignorância, que de resto, neste post como no de baixo, continuará extremamente atrevida e, já agora, acobardada no anonimato.

não me fecundem sff disse...

Terá capacidade como certeza.
No entanto como é um cargo politico, o ascende progenitor ajudou... agora digam-me que não?
Deixem-se de cinismos...

Acacia de Cristal disse...

SE O PROGENITOR NÃO AJUDASSE ERA MAU PAI....PRESO POR TER CÃO E POR TER GATO.
Parabens Catarina , não tenho dúvidas que desempenhará muito bem esse lugar, com muito trabalho e ainda mais... com inteligencia.
Oa marinhenses sentem-se muito honrados.

Anónimo disse...

Parabéns, Catarina.

Só se estranha é seres duma terra em que os da tua idade ("jovens"), são muito novos para gerirem o Autarquia, na opinião "coerente" de alguns Calhandreiros e dos teus colegas de Partido.


Enfim, a verdade é como o azeite (e a estupidez das pessoas prova-se sempre) .......

não me fecundem sff disse...

Não adianta... a cegueira não é estúpida, pode é haver cegos que nem braille sabem ler. A estupidez pode ser um estado de alma para quem não quer ver.
Pode ser que ajude o PS local junto da Freguesia da Vieira, está por resolver o seu estatuto e a trabalhar a custas do seu presidente eleito. Não foi para o Constitucional que o MCI recorreu?
Sejamos portanto pragmáticos o pai ajudou a filha! Ainda bem!?