.
.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Tempo de "arregaçar as mangas"

De acordo com alguma imprensa de hoje, tudo indica que o PS vai gerir todos os pelouros da nossa autarquia, até porque segundo as mesmas notícias o PSD recusa aceitar pelouros, comprometendo-se no entanto a não fazer obstrução aos projectos que entender servirem os interesses da Marinha Grande, excepto os que “são para encher o olho”.

Depois da experiência do executivo anterior em que na prática funcionou numa coligação CDU/PSD em que as responsabilidades pelo bom ou mau trabalho realizado, aos olhos da opinião pública não ficaram clarificados, leva-me a considerar que, de facto, é mais eficaz a distribuição dos pelouros ser feita pelos eleitos do partido ganhador e a oposição ter um papel fiscalizador, desde que não se limite a pura e simplesmente, obstruir o trabalho do executivo. Se recordarmos a campanha e pré-campanha eleitoral recente, onde se assistiu ao triste espectáculo de ver o Vereador que funcionou como sustentáculo da maioria CDU criticar aquilo que o próprio tinha feito, leva-me a considerar que o PS deve assumir por inteiro a gestão da autarquia e daqui por 4 anos submeter-se ao julgamento do eleitorado, assumindo sem tibiezas o trabalho realizado e não ter desculpas para o não feito.

Está na hora dos eleitos em partidos que perderam, demonstrarem uma atitude colaborante e construtiva, sem abdicarem do direito a opor-se ao que entenderem não corresponder ao interesse da Marinha Grande, mas que essa oposição não seja gratuita e só para entravar o muito que urge fazer. Ao contrário do que é comum pensar-se, o eleitorado não julga só os vencedores mas também os vencidos. Uma oposição digna desse nome não tem que pactuar com erros, mas também não tem que estar sempre contra. Os interesses da Marinha Grande e dos seus munícipes deve estar sempre em primeiro plano. Enganam-se os que pensam que a oposição cega ganha votos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Assistimos durante o último mandato à insinuação torpe do PS,que o entendimento com o PSD na vereação com pelouros e um tempo inteiro era uma coligação CDU/PSD.Isto foi repetido vezes sem conta,como se de um crime se tratasse e como não fosse já hábito anterior de o PS,fazer acordos na distribuição de pelouros de tempos inteiros.Esquecendo aquilo que disse até há poucos dias,o PS vem de novo propor acordos com o PSD.è um direito que tem,mas ao menos seja coerente e explique a razão de tal procedimento.Ou então as coligações do PS/PSD são um bem necessário para o concelho e ã anterior CDU/PSD era um crime.Mudam-se os tempos mudam-se as vontades...Agora o PSD já não tem peçonha ?Estou de acordo depois disto tudo que o PSD faça aquilo que o PS queria que ele fizesse no anterior mandato.

Anónimo disse...

Oh! Pobre Marinha Grande. Ainda a procissão vai no adro!!!!

Anónimo disse...

Deixem as pessoas trabalhar e daqui a 4 anos julguem. E já agora, todos devemos ajudar quando acharmos que as coisas estão bem e criticar quando estão mal.Mas esta crítica não deve ser feita em surdina. Deve ser feita com mail, fax e cartas para o residente da Câmara a reclamar pelo que está a ser feito que consideramos errado.

Anónimo disse...

Oposição cega foi o que fez o PS. E ganhou.

Anónimo disse...

Que íntegros que eles são!
Este porque é amigo, aquela porque lhe deu o poleiro. Enfim!

Trabalhem mais e falem menos disse...

A azia destes Pc's é tão grande que até alastra...

Mas o que queriam? Talvez quisessem, embora perdendo eleições, definir estratégias, planear, pensar, decidir!

Meus caros, tiveram 4 anos para fazer isso. E o que disse a votação? Que o vosso tempo passou e que devem ser outros a fazer isso.

Custa, não custa? Mas é a democracia! Ou também a querem suspender??

Anónimo disse...

Nos 50 anos de ditadura do Estado novo,os democratas conheceram bem o que custou a eliminação da democracia.Portanto nem a brincar ousamos falar disso.Porque não temos saudades,como outros.