.
.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Revista de Imprensa

"Mais uma descarga poluente na Ribeira dos Milagres"

A Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres alertou ontem para a ocorrência de uma nova descarga poluente, durante a madrugada de domingo, na Ribeira dos Milagres.
Rui Crespo, porta-voz da comissão, disse à Agência Lusa que "cerca das 04h30" passou pela ponte sobre a Ribeira e verificou "que tinha havido, ou estava ainda a haver, uma grande descarga, pois a quantidade de espuma branca era tanta que nem a água se via".
"O cheiro, curiosamente, não era muito, mas a descarga, pela quantidade de espuma, foi grande", disse Rui Crespo, acrescentando que nos últimos dias vinha alertando elementos da Associação de Suinicultores de Leiria para "alterações na água da Ribeira, que apontavam para a ocorrência de pequenas descargas".
Segundo Rui Crespo, "esta foi a primeira grande descarga desde o Verão", o que teme venha a registar-se com maior frequência, tendo em conta a chegada do tempo chuvoso. Este responsável disse à Agência Lusa ter alertado as autoridades para a ocorrência, mas fonte da GNR de Leiria afirmou, a meio da manhã, desconhecer qualquer queixa.


(surripiado do Diário de Leiria)

10 comentários:

folha seca disse...

Ora aqui está um interessante assunto para o nosso nobel deputado Marinhense-Vieirense agarrar com força e fazer um brilharete, propondo um decreto de lei de excepção que acabe de vez com aquela treta de continuarmos a levar com os coliformes dos porcos da Boavista e arredores. Até porque isto agora já é um assunto de estado, porque se no meio daquela trampa vem lá o virus da gripe suina, como o nosso ilustre deputado vive paredes meias com o rio Liz há sempre o perigo de ser contaminado e ao chegar ao parlamento transmitir o virus aos seus pares... apesar da vacina.

Anónimo disse...

No coments!

No outro dia alguém foi multado em 200,00 por fazer uma fogueira.

No pinhal junto à antiga BP os ciganos fazem fogueira e nada.

As suiniculturas fazem decargas e nada.

Parece que existem diferentes tipos de portugueses.

Os que metem medo e os que não fazem mal a ninguém e T~em de pagar para não ter problemas.

Anónimo disse...

No coments!

No outro dia alguém foi multado em 200,00 por fazer uma fogueira.

No pinhal junto à antiga BP os ciganos fazem fogueira e nada.

As suiniculturas fazem decargas e nada.

Parece que existem diferentes tipos de portugueses.

Os que metem medo e os que não fazem mal a ninguém e T~em de pagar para não ter problemas.

Anónimo disse...

Vamos voltar a queimar pneus e deitar abaixo pinheiros e coloca~los no meio da rua. Vamos esperar que venha a policia de choque e tratá-los com bombocas de gasolina, mas sem chumbo, que somos ecológicos é claro. Isto é demagogia pura o que digo, mas é também o que pensa a maioria dos Marinhenses, quase que apostava...
Vamos deixar de ser anjinhos e tratar da democracia como eles nos tratam, com cinismo...

Pirolito disse...

Isto, se não fosse tão trágico, era anedótico!...
Mas quando é que acabam, de vez, com esta palhaçada suja, nem que para tanto, tivessem de encerrar todas as 'porcarias' que se situam na bacia daquela ribeira?
Ah! já sei… é a ECONOMIA, estúpido...
Por mor dela tudo vale, mesmo que tenhamos de ficar submersos pela m**da!!
Uma vergonha, uma vergonha!

ai ai disse...

Ó caro pirolito, não é só a economia... então o leitãzito assado e os lombinhos de porco na braza? Como sabe, muito disto já é importado, se se fechassem as "porcarias" todas como é que era?

Parece-me que teoricamente há solução. O problema está na vontade politica em resolver o assunto e na fiscalização que (não) é feita. Ainda havemos de ver o TGV parar no apeadeiro da Barosa, antes de deixar de ver cag....s a boiar no Liz.

Anónimo disse...

Será que só ao bloco a trampa, cheira mal?

Diario de Leiria(edição de hoje

BE acusa Governo de estar "paralisado" perante descargas na Ribeira dos Milagres
O deputado do Bloco de Esquerda (BE) eleito pelo círculo de Leiria enviou um pedido de esclarecimento ao Ministério do Ambiente sobre a sua actuação no caso de uma nova descarga na Ribeira dos Milagres, Leiria, ocorrida no passado fim-de-semana. No requerimento, Heitor de Sousa questiona "porque razão não decidiu já o Governo instalar no local um posto avançado de fiscalização e de inspecção ambiental, de forma a fazer cumprir a legislação em vigor, tornando a acção inspectiva mais célere e eficaz e, sobretudo, a sua presença dissuasora e preventiva". Na madrugada de domingo, a Comissão de Defesa e Ambiente da Ribeira dos Milagres alertou para a ocorrência de uma descarga sentida naquela afluente do rio Lis.
Um atentado ambiental que "continua impune, perante o silêncio ensurdecedor e a inacção das forças policiais locais, das autarquias e o próprio Governo (…) que pouco ou nada fizeram para acabar com estes crimes ambientais", refere o deputado.
"A agravar toda esta situação de impunidade", Heitor de Sousa recorda o anúncio da construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES), "prometida há mais de 10 anos (…) e que ainda nem sequer começou a ser construída".
Nesse sentido, o deputado questionao Governo porque se mantém "completamente paralisado e silencioso" quanto à construção da ETES, "apesar de já ter sido obtido o financiamento da União Europeia no valor de 44 milhões de euros".
Reconhecendo a importância da actividade suinícola como "componente essencial do tecido económico na região do Centro", Heitor de Sousa interroga o Governo sobre "como pensa transformar esta actividade no sentido de a requalificar e de a tornar sustentável, quer do ponto de vista do desenvolvimento económico, quer do ponto de vista ambiental".

Anónimo disse...

Digam lá se o Anarcabe, agora que tem tempo, não está activo... mas pode usar o seu nickname habitual. A gente sabe que anda por aqui,vá lá perca a vergonha... lá porque não foi eleito vereador, a luta continua...

Anónimo disse...

E os verdes? Os tais que enviaram um requerimento ao ministro do ambiente por causa da Cerca contaminada e quando foi da Ribeira da Escoura ficaram caladinhos que nem ratos? Cadê eles?

Anónimo disse...

Os verdes amadureceram tanto que até caíram!!!