.
.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Figuras figurinhas e figurões

Agora que os resultados eleitorais estão lidos e relidos e mais virgula menos virgula, muito poucas alterações há a adicionar ao já conhecido, quer a nível nacional ou local, parece-me que algumas conclusões há a tirar.

A primeira é que no conjunto das 3 eleições, que verdadeiramente foram 5, pois nas ultimas o acto elegeu 3 órgãos autárquicos diferentes e como seria de esperar os resultados não foram lineares, houve um numero extremamente significativo de eleitores em pleno uso das suas faculdades eleitorais que abdicaram de usar um direito pelo qual gerações e gerações de portugueses lutaram, pagando muitos deles caro pela simples ousadia de reivindicarem o direito a escolher os órgãos de poder. Creio que um dos direitos conquistados no decorrer do processo que se iniciou em 25 de Abril de 1974, mais significativo,(se não o mais) foi precisamente o direito de votar. Para quem lutou para que esse direito fosse uma realidade não deixa de ser frustrante ver tanta gente a abdicar de o usar.

A segunda conclusão prende-se com o aparecimento de alguns novos actores neste espectáculo que se repete de tempos a tempos em que se procura conquistar um lugarzito e para isso, para além de se porem em bicos de pés em tudo o que é sitio, recitam textos lidos e relidos pelos actores principais, apenas para tentar dar nas vistas e disfarçar a sua pequenez.

A terceira conclusão a tirar refere-se ao aparecimento de algumas personalidades retiradas da vida politica activa cuja situação não os inibiu de dar um contributo directo e indirecto, nuns casos para rectificar dados pouco verdadeiros postos a circular e noutros intervindo directamente , trazendo o seu prestigio e conhecimento à campanha eleitoral.

Por ultimo queria referir-me ao triste espectáculo de alguns figurões, que por vingança e maus perderes, procuraram na altura que acharam mais adequada intervir, trazendo achegas despropositadas que acabaram por tornar o espectáculo menos conseguido, mas cuja (má) figura, creio só ter prejudicado os próprios e em nada ter alterado o resultado final.

23 comentários:

avatar disse...

Seja Meiguinho?
Sempre avatei de uma forma meiguinha.

Mas e este post não tem comentários... é dia de Nossa Senhora... têm medo de pecar?

Por aqui estamos a comer uma boa posta de bacalhau, o JBD diz que está salgadito…

Está aqui o homem a pressionar-me para eu dizer-lhe como vai ser a distribuição dos pelouros para os 3 vereadores do PS, e que os vereadores da CDU gostavam de ficar com o do Mercado e Feiras e que o do PSD não vai aceitar pelouros…
- O PSD não vai aceitar pelouros? Como sabes disso? (acabo de lhe perguntar, não é fácil estar a comer, falar e a teclar)
- Só se me disseres que a Tereza Coelho não vai para o Gabinete de Apoio à Presidência…
- Queres que eu te minta?
- Diz lá, acabei de te dizer uma novidade…
- Vai…
- Uma mulher a presidir à Câmara!!!! E que pelouros é que ela vai distribuir ao Dr. Álvaro?
- Tu és rato, estás a querer saber de mais… Mas como te estava a dizer, hoje o cessante e o eleito reuniram e ...

ai ai disse...

Caro Avatar:

Dê lá um tinto alentejano ao companheiro do bacalhau e pergunte-lhe se será pior ou melhor chamar para a acessoria da camara alguem conhecedor dos assuntos ou ir ao Bombarral ou alcobaça buscar alguem para esse lugar... já agora pergunte ao homem e diga qualquer coisa???

Anónimo disse...

O homem respodeu que não precisa de assessores.Só confia nele.Os pelouros são distribuidos,quem decide é ele.tudo é passado a pente fino.qual trabalho em equipa são todos uma cambada de incompetentes e não são leais ao chefe.Trabalha só por amor à camisola e por dever cívico.Não tem mais nemhum interesse que não a sua terra,onde não vota há muitos anos porque não está cá recenseado e o sistema é dirigido por atrasados mentais.òbviamente que a Teresa Coelho vai usar da sua "legitimidade" e mandar em tudo que é Camara e não sei até se não vai montar um gabinete à entrada da Câmara para ver melhor o que se passa e poder agir em conformidade...Mas há mais que estão há 16 anos à espera e que já fizeram saber que a vitória também é sua.

Anónimo disse...

mas quem é que tem duvidas que teremos uma presidente e uma vice...versa queria eu dizer.....

Anónimo disse...

Realmente ....... que triste sina, a nossa ....... este Executivo Xuxa vale tanto como o anterior.

Senão, vejamos:

o JBD, mesmo caquético, valia mais que o Aspirina;

o Cascalho, quer queiram, quer não, também valia bem mais que a Paulinha da Vieira;

Só a Prof. Cidália é que me parece ser melhor que o Pereirita.

Logo, o resultado só pode ser 1 - a Marinha Grande voltou a perder.


Vão ser mais 4 anos comicó-dramáticos.


LOLOLOLOLOLOL

Anónimo disse...

O pior é que, a acompanhar esta pobreza, vamos ter de "levar" com os tiques de arrogância e vaidade dos Xuxas ........... só faltam mesmo o AA e o Xinoca para o ramalhete estar completo. Ò POBREZA.

Vento Norte disse...

Os ventos correm de feição.
Felicito todos os eleitos, agradeço-lhes o empenho e desejo-lhes as maiores felicidades.
1. Como observador e participante fugaz, tão empenhado quanto deve ser quem acredita em causas, penso que aqui na Vieira as autárquicas foram particularmente bem disputadas, como há muito não se assistia.
Em confronto, as listas e programas do PS, vencedor tradicional nos três órgãos autárquicos; a eterna CDU que já foi poder local, disputando a Junta e a continuidade na Câmara; o MCI, motivando curiosidade pela novidade mas de quem não se esperavam grandes feitos; o BE e o PPD/PSD. O BE, vindo de bons resultados nas europeias e legislativas e o PPD/PSD, apostando alto nas listas e anunciando nova dinâmica ganhadora, qual Fénix renascida dos anos de reduzida expressão eleitoral local.
Primaram os responsáveis pela renovação das listas, lideradas e integradas por candidatos carismáticos, num leque de qualidades destinadas a agradar a todos os gostos. Uns debutantes, outros repetentes. Uns distintos, pela maior disponibilidade, competência ou motivação, outros, pela capacidade de empreendedorismo, êxito nos negócios, carreiras profissionais, visibilidade mediática, pela combatividade.
Qualquer dos programas, independentemente da originalidade das ideias, correspondia na essência aos anseios e necessidades da população e serviria a qualquer lista. Olhando os resultados, a escolha do eleitorado, presume-se, valorizou a continuidade das políticas, individualmente os candidatos e as simpatias partidárias, em detrimento dos outros factores em apreço.
2. Assistimos a uma campanha eleitoral participada e criativa, alegre e cortês, dando sinais de que na Vieira já se vive uma democracia adulta.
Regista-se apenas de negativo o panfleto infeliz que o BE editou e distribuiu, atacando pessoalmente outros candidatos de maneira absurda. Foi uma tentativa de humor ofensiva que candidatos e eleitores não mereciam, que pode ter penalizado os autores. Conhecendo-nos todos, qualidades e defeitos, o BE, esqueceu o âmbito local da campanha e os telhados de vidro que parece existirem no seu seio. Felizmente não houve resposta pública. Terminadas as eleições, seguiremos adversários nas ideias com o património comum de sermos Vieirenses, ansiando por progressos económicos e sociais e individualmente pela felicidade dos conterrâneos, ou não será? Pelo menos assim estava escrito e subentendido nos programas.
3. Venceu o PS e os ventos parecem estar de feição para a Vieira e para o Concelho da Marinha Grande.
Mau grado a crise económica e o desemprego que se abateu sobre o mundo industrializado a que não escapou a nossa região e particularmente a Vieira, já antes enferma de graves problemas estruturais, parecem reunidas as condições para melhorar o rumo. Vejamos seis pontos em favor desta tese:
- Os programas sufragados, para a Junta e para a Câmara, parece serem por agora os correctos para o desenvolvimento económico-social da Vieira e do Concelho;
- As equipas eleitas, sem maiorias absolutas à excepção da Moita, são de boa qualidade, capazes, dialogantes, dignas e empenhadas;
- Volvidos quatro anos com fraca despesa, anunciou a CDU que a tesouraria da Câmara está em ordem, sem endividamentos. Oxalá se confirme;
- Há fundadas esperanças de que as Assembleias de Freguesia e Municipal darão a melhor cooperação aos executivos e exercerão a sua acção de forma construtiva;
- Há maiorias PS na Junta da Vieira, na Moita e na Câmara, sendo que o Presidente anunciou a intenção de boa colaboração com a Junta CDU da Marinha, garantindo estabilidade;
- O PS elegeu nesta legislatura dois deputados à AR Marinhenses, cidadãos presentes e empenhados, defensores dos interesses do Concelho.

Faltará acrescentar o envolvimento da sociedade civil e o empenhamento dos agentes económicos, mas esses não temos dúvidas que surgirão se o ambiente for propício ao lançamento de projectos empresariais, ou de natureza cívica e social.
Por tudo isto são altas as nossas expectativas e é grande a nossa esperança.
Bom trabalho.

Anónimo disse...

"Olhando os resultados, a escolha do eleitorado, presume-se, valorizou a continuidade das políticas"....aqui disse tudo: é mais do mesmo..o fado desta terra é a politiquice baixa e o vaidosimo pessoal em detrimento do progresso.Resta saber se os marinhenses o querem mesmo, tá claro....
Na Moita os esgotos correm a ceu aberto pela vila, tipo Somália (na zona má) e as estradas não existem mas o povo dá 65% de votos ao seu presidente..dá para entender?

Anónimo disse...

Deixem lá que a Tedreza resolve tudo. Aliás, já sabemos o que a casa gasta.

Foi uma vereadora que deixou marca.

Anónimo disse...

Expliquem-me lá:- Afinal quem é a Paulinha da Vieira ? Não estou, mesmo de muito pensar, quem é esta personagem! Gostava de saber só por curiosidade

Anónimo disse...

Começaram os ataques baixos e de mau gosto. Espero que os administradores do blogue estejam atentos e não deixem emporcalhar o Largo com comentários despreziveis.

Sou pela liberdade de opinião, mas contra o achincalhamento, seja de quem for.

Anónimo disse...

Emporcalhar mais não é possivvel.Durante os últimos anos fizeram com este blogue intriga da baixa e devassaram a vida privada de muita gente.Mentiram,inventaram e caluniaram.Usaram pessoas,fizeram e desfizeram aliados.Valeu tudo com um único objectivo ajudarem a recuperar os previlégios de alguns poucos que tem da politica uma concepção de que ela não é para servir as pessoas mas para a obtenção de vaidades e beneficios próprios.O que os safa é que a generalidade da população não tem acesso a estes meios.Vou esperar tranquilamente para ver o comportamento dos responsáveis deste blogue nestes próximos 4 anos.

ai ai disse...

Não tenho qualquer procuração(nem os autores e dinamizadares do blogue, precisam)para me armar em defensor do largo. Mas já agora Sr. anonimo das 10.14, dê lá um exemplo das acusações que faz. Se não sabe está tudo arquivado, é só fazer uma pesquisa e publique aqui um só exemplo. Provavelmente não o vai fazer monstrando a sua "honestidade". Claro que me refiro aos posts e não aos bitaites que pessoas do seu calibre aqui vão publicando usando e abusando da liberdade que por aqui se respira.

Marinhense de Gema disse...

Só há pouco tempo, senti o apelo para participar neste Blog.Não tinha qualquer experiência anterior, mas confesso que já sinto um "bichinho". Pena é que aparecem aqui comentários, que na minha opinião, não acrescentam qualquer valor, antes pelo contrário. Tudo isto, para dizer que podem contar comigo, para na minha modesta condição de bitaiteiro, aqui deixar algumas "bocas", sem pretender ofender quem quer que seja.

Anónimo disse...

Realmente é preciso ser imconpetente, então o PS já ganhou as eleições vai para 3 dias e ainda não fez uma unica obra, INcompetentes!!!

Anónimo disse...

Olha o Sr. Avatar!

Seja bem-vindo pois verifico que continua bem informado.
Então o PSD não vai aceitar pelouros?

Parabéns ao comentario do anonimo das 22.51

Fonte segura ... disse...

Deixo esta dica para os interessados na composição do elenco:

nada do que se disse até agora corresponde à verdade nem está sequer próximo.

Mas reconheço que a bancada de bitaiteiros é muito criativa.

Já estou como o outro anónimo: já lá vão 3 dias e ainda não fizeram nada! Que vergonha!

Para que não restem dúvidas: a mudança aconteceu e todos vão sentir, com agrado, a mesma.

Sei que alguns não queriam, mas desta vez é a sério!

Deixem o homem trabalhar, que foi para isso que votaram mais nele que nos outros...

Anónimo disse...

Então o PSD não vai aceitar pelouros?

Alguém sabe o que se passa?

Anónimo disse...

não se deve passar nada de especial..ou agora haver "coligação" PS/PSD já não faz mal? e preciso ter lata!

Anónimo disse...

Tendo em conta que o povo é sereno e não parvo.
Tendo em conta que a equipa mais votada democraticamente pelos escritos não presta?
Vamos lá por partes:
A "tal" melhor equipa da cdu, é melhor porquê?
A equipa maravilha do psd, composta pelo Dr. António Santos “ O solitário” que afinal pelo facto de não aceitar pelouros a tempo inteiro, dá para compreender que só queria ser presidente, ou se calhar, até nem isso, porque cascalho, existe em todo o lado!
Ou queriam a equipa fantasma do Bloco de Esquerda, ou desejavam a fantástica, excelente, maravilhosa e não menos competente equipa sensação do MCI, e dessa forma, a Marinha Grande podia aspirar a ser a Capital do Circo!
A Equipa do Dr. Álvaro Pereira, foi a mais votada e ganhou!
Então porque razão, no Domingo, ninguém lhes deu os parabéns, foram eleitos democraticamente ou não.
Julgo que daqui a 4 anos, vão ser novamente julgados pelo povo.
No entanto concordo com alguns, já passaram 4 dias e ainda não fizeram nada!
Quando é a tomada de posse ?
O “tal” povo sereno mas… não burro, quer participar!

COMO ELES SE APANHAM disse...

Mas agora o PSD já é bom para coligações?

E até devia aceitar pelouros?

Mau! há aqui qualquer coisa que não percebo.
Será há quem tenha opiniões diferentes quando é governo ou quando é oposição?

Anónimo disse...

Quero ouvir todos ?

Vou trabalhar com todos ?

Primeiro a Marinha ?

Afinal ainda existe quem não larga o passado!

Será que o acordo afinal era para 8 anos!

Anónimo disse...

O Senhor anónimo ai ai disse...Quer aqui enganar quem?Então os responsáveis pelos posts,não são em geral os mesmos que dão bitaites.Abrem o caminho para os comparsas como você escrevem barbaridades e acusar pessoas que não conhece de desonestas.Afinal este espaço é ou não um momento de liberdade?E a liberdade de pensamento é o não um bem da humanidade?Então se é não fique tão indignado.Mantenha-se calmo e continue a dar bitaites que são bem vindos.