.
.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Revista de Imprensa

"Estacionamento do Cristal Atrium vai fechar"

Piso utilizado por clientes deverá fechar no último dia do mês

O parque de estacionamento do piso -1 no centro comercial Cristal Atrium, na Marinha Grande, vai encerrar no último dia de Janeiro. A decisão foi tomada pela proprietária do espaço, a Banif Leasing, na sequência de um desentendimento com a administração do edifício. No final de 2006, ambas as partes chegaram a acordo para que os cerca de cem lugares se mantivessem a funcionar, desde que os condóminos assegurassem as despesas. Segundo o Banif, o protocolo foi verbal e nunca foi cumprido, pelo que agora o encerramento é definitivo.

Mas a empresa MMC, que administra o prédio, garante que se encontra em negociações com o proprietário, de forma a adiar a decisão, pelo menos até que se realize a assembleia de condóminos, o que acontecerá em Fevereiro. Paulo Gaio, um dos comerciantes do centro comercial, acredita que "ainda é possível encontrar uma solução", admitindo que se "o parque fechar os prejuízos serão bastante significativos". "Iria afectar o centro. Aqueles lugares são uma mais valia, já que no exterior não há locais para estacionar e as pessoas não estão para andar a pé", adianta.

Mais contundente, Carlos Portugal, proprietário de uma loja de fotografia, afirma "Se o Banif fechar o piso -1, mata o centro comercial". E acrescenta que o centro "tem problemas financeiros graves, 20% das lojas estão hipotecadas e não pagam o condomínio. "Somos nós que temos mantido essas despesas", diz, referindo-se aos que são efectivamente donos dos estabelecimentos comerciais.

O presidente da associação comercial, Paulo Ferreira, lamenta que as negociações entre as partes não tenham chegado a bom termo, admitindo ser muito difícil chegar a acordo. A culpa, no seu entender, "é de todos" "O condomínio não tem dinheiro e o banco não quer perder dinheiro".

Já a Câmara, proprietária do edifício - onde também se encontra o mercado municipal, que nunca entrou em funcionamento e que, em breve, vai ser posto à venda - assegura que pouco pode fazer. O vereador Artur Oliveira acusa o executivo anterior de ter tomado "más decisões", no que respeita à permuta dos terrenos. Na sua opinião, "os condóminos deveriam pagar a manutenção do piso -1".


(surripiado do Jornal de Notícias)

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda agora a procissão vai no adro!...

Anónimo disse...

Ainda vamos ver muita coisa sobre esta obra!!

Anónimo disse...

http://jn.sapo.pt/2008/02/05/pais/parqueamento_atrium_conta_lojistas.html

"Parqueamento no Atrium por conta de lojistas


O parque de estacionamento do centro comercial Cristal Atrium, na Marinha Grande, considerado vital para a sobrevivência do espaço, vai manter-se em funcionamento. Após longos dias de negociações com o Banif, proprietário do piso-1, que é utilizado para parqueamento, a firma MCM, que administra o condomínio, anunciou ontem o acordo o parque continua aberto, mas as despesas de manutenção ficarão a cargo dos lojistas.

O administrador do edifício, Mário Monteiro, revelou que o condomínio terá de investir na vigilância e limpeza do espaço, considerando que, face à possibilidade de encerramento, "esta é sem dúvida uma factura a pagar mais barata para os comerciantes".

O acordo foi selado com uma declaração de compromisso, assinada pela maioria dos proprietários do Cristal Atrium, até ser ratificado na assembleia geral, marcada para o próximo dia 20.

As negociações surgiram depois de o Banif ter anunciado que iria encerrar definitivamente o parque no último dia de Janeiro, originando uma onda de pessimismo junto dos comerciantes. Para muitos, tal significaria o fim do centro comercial, já que no exterior, a zona de estacionamento é bastante reduzida.

Para já, o parqueamento continuará a ser gratuito, garante o responsável, que anuncia para este ano muitas novidades no centro comercial. Helena Simão