.
.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Vivam as Confrarias

Ora aí está uma boa iniciativa, a Confraria da Sopa do Vidreiro. (aqui ou aqui)
Não preservar o patrimómio cultural é um dos nossos maiores crimes, pelo que aplaudo a iniciativa que conta como confrades, entre outros ilustres marinhenses, os mais altos dignatários da cambra e da ajunta da Marinha em Grande.
.

Talvez espicaçada por esta excelente iniciativa gastronómico-cultural, o FLC sabe que a oposição se prepara para proceder à escritura de constituição da Confraria do Carapau Aberto, cerimónia que terá lugar no salão nobre da ajunta de freguesia da Rivieira de Leiria e que será apradinhada pela Confraria do Tremoço e da Pevide. Na cerimónia, Paulo Vem Sente será entronizado grão-mestre da Confraria e como confrades contará com destacadas figuras da oposição entre as quais os vereadores João Barbas Pedrosa e Álvaro Aspirina. A vereadora professora San Dália, que escreveu o livro “1001 Maneiras de Comer Carapaus Abertos – Um Kama-Sutra Gastronómico” será a primeira confradeza. Consta que o Dr. Engº Arqº Henrique Avô também foi convidado mas declinou o convite por falta de tempo. Os 457 jantares e intervenções de apoio ao novo aeroporto da OTA não lhe deixam agenda para participar na confraria.

Além de gostarem de carapaus abertos, os confrades têm de se vestir a rigor, corsários e t-shirt com lantejoulas (a imitar escamas), barbatanas nos pés e na cabeça um boné do Popeye. "Quem não tiver fato, não pode fazer parte da confraria", frisa Paulo Vem Sente, adiantando que "mais do que promover o carapau aberto, a confraria vai defender as tradições e a cultura pexina, o importante é dar à barbatana".
Segundo o grão-mestre, o carapau aberto pode apresentar até 1503 calorias, ultrapassando assim as 1142 calorias da sopa do vidreiro e pode ser uma boa alternativa a outras iguarias regionais, (nomeadamente à sopa do vidreiro). "O carapau aberto é um alimento saudável com nutrientes fundamentais ao bom funcionamento do fígado, rins e bexiga, rico em fibra, em vitamina D e E, sem corantes nem conservantes e um excelente diurético", sustenta o presidente da Ajuanta da Rivieira de Leiria, “é muito superior à sopa do vidreiro”.

E para não se ficarem a rir de nós, o FLC também vai constituir uma confraria, a Confraria das Punhetas de Bacalhau, devendo ser lançado já nos próximos dias um concurso internacional para o cargo de grão-mestre. As inscrições para confrades e confradezas estão desde já abertas. Informa-se que as propostas para grão-mestre devem ser enviadas em envelope fechado e lacrado, juntamente com um generoso donativo (em notas).
Mas como não há bela sem senão, pode haver um problema dificil de ultrapassar, o preço do bacalhau que está pela hora da morte! Nesse caso, se não for possivel merendar as ditas punhetas de bacalhau, olha, dispensa-se o bacalhau que o mais importante é o convívio e a tradição...

24 comentários:

Anónimo disse...

Estou fã destas ideias. Mas também estou um bocadinho triste.
Então não se arranja p'rái uma confrariazita do mui nobre e gasoso Pirolito? Há que cuidar da tradição.
Mas será que, no que diz respeito à bebida-do-berlide-de-carregar-com-o-dedo a tradição ainda é o que era?...
Eu sei que estou a lavrar em terra própria e que não tenho gente importante (seja ela da ‘situação’ ou da ‘oposição’) para propor para o cargo da coisa, mas como quem não berra não mama eu cá vou fazendo pela vida.
Vá lá, não sejam uns chatos, esquecidos e ignorantes forretas...

Anónimo disse...

Então os xuxas não acharam piada a este poste? E o Sr(?) Avatar, não comenta a sugestão do Engº Pirolito? Beba lá um golo de gasosa para arrotar, que os vinhos estrangeiros dão cabo do estomago.

Anónimo disse...

Ao administrador deste blog, componha aí as horas, Portugal continental… é fácil, mas se quiser ajuda está aqui um humilde engenheiro que o pode ajudar.
ehehe
Ao Zézé, e o seu avatar… excelente… uma ou outra passagem mais “caliente”, mas está perdoado, são muitos anos a passar pomada nas costas das camones em Albufeira, há um determinado avatar que nunca se perde…

Mas vamos ao que interessa, hoje pretendia falar das confrarias… eu já tinha ouvido falar, achei de uma parolice e de uma ideia muito saloia, mas mais vale “montar” confrarias do que andarem a fazer coisas prejudiciais à urbe, que tenham bom proveito, cá por mim… peixe, só se for uma caldeirada e feita pelos pescadores de Peniche… um abraço ao Ti Manel e como diz o povo “peixe não puxa bicicleta” e como a minha, uma pasteleira, velhinha, é muito pesada… não contem comigo...

Engenheiro, não goze com os homens, mas eu agora estou a pensar para a sua confraria só tinha que se levar uma garrafa de gasosa e os ilustres confrades? Andam vestidos à vidreiros? Também sopram no final?
Isto há cada uma… e como digo, só vejo uma vantagem… enquanto comem bacalhau, ficam sossegados e não estragam mais nada.
Quem não berra não mama? Engenheiro, quem não chora não mama…
Chore… mas por um bom prato de carne regado com um bom azeite e um bom vinho, tinto… que o branco é para as senhoras.

Hoje tádesol?
Não me parece, tenho umas barracas na praia para alugar mas o tempo está mal…
Ehehe
Arrotar, já lá vai o tempo que pegavam em mim, viravam-me e batiam-me nas costas para tal acto e depois segundo consta dormia que nem um santinho… velhos tempos em que eu era um santinho, mas durou pouco, logo aos 2 anos de idade comecei a ter ideia de organizar confrarias…
Ehehehe
Atchimmm, vou fechar a janela, bom avatar

Anónimo disse...

Pede-se carinhosamente a quem obtiver fotografias da cerimónia, que as disponibilize para consulta publica.

Anónimo disse...

Isto vai aqui uma conversa! Já agora reservem um lugar para mim numa dessas comfrarias.

Anónimo disse...

ó Tózé, quanto é que pagas por uma foto do presidente João, fardado à vidreiro, a comer uma malga de sopa? e por uma do presidente Luis a entrar no Mercedes, fardado à vidreiro?

Anónimo disse...

Peço desculpa a quem não é a favor da confraria, pelo que li o pirolito e o avatar mas considero que é uma iniciativa muito positiva e segundo sei há xuxas por lá.
Bom jantar, bacalhau.

Anónimo disse...

camarada anónima: os xuxas são como os pedreiros do grande arquitecto, estão em toda a parte...

Anónimo disse...

Resposta à Brisa Marinha,
Pois é. Já os comunas não... coisas da pouca relevância que têm!

Anónimo disse...

deixar o bacalhau porque está caro? esse não há de ser o vosso problema, pois não!
deixem-se lá de desculpas, que o que gostam é mesmo de punhetas intelectuais, que é coisa que por aqui abunda!
por isso proponho em vez de confraria das punhetas de bacalhau, proponho "CONFRARIA DAS PUNHETAS DE INTELECTUALOIDE" - é mais ligado à realidade.

Anónimo disse...

não posso estar mais de acordo com o anónimo anterior e até proponho que ele seja o grão-mestre da confraria porque me parece ter mão para a coisa... a avaliar pela ejaculação mental que produziu num tão curto espaço de texto, é mesmo o punho-mestre indicado!

Anónimo disse...

Das duas uma, ou quem escreve aqui como comunista é estúpido ou são os socialistas a quererem que os comunistas passem por ignorantes, é que há comentários que são mesmo estupidos, por isso ou se tratam de comentários feitos por estúpidos ou por alguém que prentende que alguém passe por estúpido.

Anónimo disse...

aposto nos primeiros! (estúpidos, portanto)

Anónimo disse...

Houve p’rái um Anónimo que deu a entender que cá o Pirolito era um dos que NÃO está a favor das Confrarias.
Pois eu posso dizer-lhe parafraseando: ‘Olhe que não sr. Anónimo, olhe que não!’.
A única coisa que este seu refrescante amigo fez foi puxar a brasa à sua sardinha. É que eu continuo a achar que também tenho direito à minha ‘confraria’...
Se quer que lhe diga eu acho muitíssimo bem que tenha sido constituída esta Confraria da Sopa do Vidreiro (ou da Sopa de Bacalhau, que vai dar ao mesmo).
Esta é uma forma de fixarmos algum do nosso muito escasso património e, para mim, tanto se me dá que ela tenha sido criada por vermelhos, por cores-de-rosa, por laranjinhas ou outros...
Ao que parece na tal Confraria até há gente de todas as cores o que, diga-se, para esta terra até é um bom sinal.
Quanto ao resto... bem, a dor de cotovelo dói como o caraças!

Anónimo disse...

bolas!

Anónimo disse...

anónimo das 16.04, os comentários a que se refere não terão sido escrito com um graozinho nas asas?
Faça-lhe o teste do balão...
talvez encontre a resposta para as suas duvidas

Anónimo disse...

Acho muito bem a Confraria vestida a rigor, de boina e alpercata.
Como já não há vidreiros ...

Anónimo disse...

Já não bastavam as "cegadas" que se passam no salão nobre...que agora deu em acolhimento de desfile da carnaval...
isto vai bem ... lá isso vai...

Anónimo disse...

Este anónimo tem de ter cuidado com a língua. Se a morde ainda morre envenenado!

Anónimo disse...

Cuidado porquê?....Não sabia que a KGB regressou....
Isto vai bem... lá isso vai....

Anónimo disse...

Ó parolo, cuidado contigo mesmo de tão venenoso que és!...
Compreendes ou queres um desenho?
Não estejas a ver mosquitos por cordas, que aqui não se usam os métodos a que os do clube estavam (estão) habituados!
sabes que mais? Um pouco mais de inteligência, precisa-se...

Anónimo disse...

Figas canhoto.
Ou muito me engano ou vai p'ráqui uma confusão do quilé.
Vá lá, anónimos (com e sem veneno), ponham água na ferfura...

Anónimo disse...

Sabem qual é a diferença entre um comuna esperto e um comuna inteligente?
É que os comunas espertos trabalham para os xuxas, andam de Mercedes de luxo e são presidentes de Confrarias !!!
Mijo-me a rir comigo ...

"Eu sou o prezzzidente" .. Eh, Eh...

Anónimo disse...

Ó Zé do Forno a Potes,
Se estás assim incontinente, compra fraldas pá.