.
.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Praias de Ouro


Que pouco ou nada tem sido feito pela promoção das praias do nosso concelho, infelizmente, não é novidade para ninguém. O que parece ser novidade é que, ao contrário de outras autarquias, a nossa nem sequer se dá ao trabalho de divulgar o reconhecimento que é feito por entidades independentes, relativamente, por exemplo, à qualidade das águas balneares. Vem isto a propósito do facto da Quercus ter “distinguido” as praias de S. Pedro de Moel, Praia Velha e Pedras Negras como “Praias de Ouro”. Este reconhecimento, atribuído a 15 praias do distrito, distingue “todas as praias que em Portugal têm tido nos últimos cinco anos (2003 a 2007) sempre qualidade de água classificada como boa e que na época balnear de 2007 tiveram sempre análises boas. Esta avaliação efectuada pela Quercus é muito mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul porque apenas se baseia na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspecto. A classificação geral das praias em termos de qualidade da água é disponibilizada pelo Instituto da Água ao abrigo da legislação nacional e comunitária.”
Ainda de acordo com o comunicado divulgado pela Quercus, o seu objectivo ao atribuir esta classificação é a de “realçar as garantias de praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), sistematicamente apresentam boa qualidade” e que no entender daquela associação apresentam por isso condições de excelência.
Mas esta questão vem levantar uma outra, que também não se percebe, e que já transita do anterior executivo. Porque razão as praias do concelho não apresentam candidatura à Bandeira Azul? Por certo haverá (?) fortes razões para o não fazer. Contudo era importante que esses motivos fossem explicados aos munícipes sob pena, de uma vez mais, não se perceber se tudo não passa de falta de visão ou se de facto há motivos relevantes. Aliás, se os nossos responsáveis políticos tivessem uma visão estratégica das potencialidades das nossas praias para o desenvolvimento do concelho, há muito que teriam apostado na sua certificação ambiental.
.
.
Sugestão: tratem lá de divulgar no site da câmara esta boa notícia das nossas "Praias de Ouro"
.
Lembrete: a Praia da Vieira ficou de fora!...


Conheça os dez mandamentos da Quercus para quem queira gozar as praias este Verão

Sem comentários: