.
.

terça-feira, 12 de junho de 2007

"Podia Ser Notícia"




A Novateca, uma empresa de moldes da Marinha Grande, encerrou ontem as portas, deixando no desemprego 38 trabalhadores, disse Jorge Calvete, administrador de insolvência.
A empresa, fundada em 1968, não deverá passar por um processo de recuperação "porque a gerência assim não entende", disse o gestor, que não descarta a hipótese de isso acontecer, caso seja decidido "pela assembleia de credores, prevista para 11 de Julho". "Entre os credores, contam-se a Segurança Social, fornecedores e banca", disse. Os trabalhadores, que deverão ter recebido as cartas de despedimento ontem à tarde, deverão receber os salários em atraso (Março, Abril e metade do último subsídio de Natal), "através do Fundo de Garantia Salarial, que já foi accionado", acrescentou, em declarações à Agência Lusa.
(...)

Então camaradas, nem uma faixa negra, nem uma manifestação, nem uma comissão de defesa do sector dos moldes, nada? Então Sr. Presidente JBD? Então Sr. Presidente LGM? Nem uma palavra? Nem um comunicado? Nada?
A menos que haja boas e más falências...

11 comentários:

Anónimo disse...

Então o Calvet Top Down ajudou a enterrar mais uma? Diz que já lhe chamam o Pina dos Caixões... Quanto ao resto, tudo normal! (Basta ver as dezenas de bitaites que este post suscitou.)

Anónimo disse...

Pois é caro companheiro anónimo. Isto está a dar é para as Confrarias...e para os Confrades! Tudo como antes, não há diferenças. Só mudam as moscas.
Resignemo-nos e esperemos...é assim a forma de exercer e acatar o poder Democrático que temos. É o que, da forma mais cómoda e ingénua, ou mesmo por "cedências temerosas", fomos aceitando.
Deixámos que os jotinhas e os profissionais fossem cerrando fileiras e agora até se entronizam travestidos de povo!

Anónimo disse...

terá esse encerramento algo a ver com os custos de produção no nosso país?
Será que o preço da energia? ou o IVA que arruma qualquer concorrência com Espanha? Será mais uma consequência da politica (PS ou PSD com ou sem a bengala CDS PP)de há muitos anos de destruição do aparelho produtivo do país!
empurra, empurra para o lado que ainda te cai em cima... mas entretanto quem fica a arder são os trabalhadores, enquanto outros se servem, da desgraça alheia para este tipo de "rasgos"... cada um fica com as suas. vou para longe!

Anónimo disse...

o camarada anónimo anterior é rato! (com o devido respeito) (ao rato, claro). a pergunta foi - e o que é que os dignissimos autarcas fizeram ou disseram? eu respondo: NADA! se os tempos (leia-se: executivo camarário) fossem outros ou a "classe operária" dos moldes maioritariamente sindicalizada, outro galo cantaria...
aliás, a julgar pelo que o presidente da câmara tem feito e dito dos seus trabalhadores, qualquer capitalista mais empedernido ao pé dele não passa de um menino de coro!
mas o camarada anterior não se fica pela análise económica enviezada, deriva para "a desgraça dos trabalhadores" que lhe rouba o sono e a vontade de andar no topo de gama mas que serve para os "rasgos" de outros. mas quem são na Marinha os maiores capitalistas? quem se serve e usa os trabalhadores? quem exibe com arrogância e tiques de novo-rico? quem aproveita o espólio de empresa falidas para fazer negócio? quem lança na rua desempregados? quem aproveita a desgraça e o medo para agitar? com tem a melhor máquina de propaganda?
é que os comunistas de antigamente, os que sofreram na carne os crimes da ditadura, não são os de agora. os de agora "são comunas mas não são parvos"!

Anónimo disse...

Ora aí está mais uma que encerrou, ou vai encerrar., mas os nossos autarquas democratas e sempre em defesa do povo, mais uma vez nada fizeram, será que lhes convém mais trabalhadores no desemprego??????....
eu sempre ouvi dizer, e já há muitos anos, que para o dito partido que defende sempre os trabalhadores , quanto pior .... melhor..
Já agora a título de curiosidade, será que o ROC -- Revisor Oficial de Contas --- que é o responsável pelos assuntos económicos da empresa não tem nada a ver com o Sr DR. Eng Adv Luís dita Guerrilha.?

Anónimo disse...

Este é um assunto demasiado sério para que eu o comente.
Só digo que a complexidade deste tipo de encerramentos é tal que só conhecendo bem os processos nos deveremos achar aptos a dar uns bitaites.
Agora que os sindicatos pouco (ou nada se ouviram), também é verdade. E, se calhar foi melhor assim... p'rá asneira já chega a que têm feito ao longo dos anos.

Anónimo disse...

Sobre o "quanto pior melhor"
1- só serve os interesses de quem explora mão de obra, nunca o contrario. (regra simples de A. Smith, da oferta e procura)
2- do ponto de vista da organização dos trabalhadores, e da sua capacidade de luta,só dificulta pois aumentam os receios, os medos e as condições de reivindicação, aumenta a desmotivação e a incerteza quanto ao futuro das suas vidas.
3- quando há fome, a primeira necessidade é comer. Não pois condição boa para a evolução da consciência social e politica certamente.
4- Haverá quem, de forma oportunista, se "cole" as desgraças dos trabalhadores, para dar um ar de esquerda, da paternalista, que consecutivamente serve de bengala à aplicação das das medidas do grande capital.

esta tese é pois só mais um traço de oportunismo.

Anónimo disse...

(outro traço de oportunismo) E desde quando é que a "outra esquerda" está interessada em que haja cidadãos com consciência social e política? A História dá a resposta.
Quanto ao Adam Smith, está enterrado e bem enterrado! Mas na maioria CDU/PSD (não sei qual deles é a muleta) parece ter muitos adeptos, a começar pelo Presidente.

Anónimo disse...

O FLC está em altas, já se fala de Adam Smith (A. Smith para os amigos) e ainda dizem que não existe cultura na Marinha Grande.
Deu-me logo vontade de ir buscar o Samuelson/Nordhaus!!!
Vou esperar um bocadito a ver se me passa...

Anónimo disse...

"Deu-me logo vontade de ir buscar o Samuelson/Nordhaus!!!"

Não conheço essa dupla de centrais.
Eu se pudesse ía buscar o Polga e o Tonel, que são bem melhores que aquelas duas ovelhas que lá tenho, o Luizão e o Anderson, mais parecem duas baratas tontas...
Já quanto ao A. Smith, parece-me em boa forma, tem uma média de 15 golos por época e é um jogador com qualidade.

Anónimo disse...

Não há duvida que a "História da a resposta" - Basta ver que hoje o mundo está mais injusto e perigoso, a guerra passou a fazer parte do dia a dia (Agressão à Jugoslávia; Bombardeamentos em vários países; Guerra do Afeganistão; Guerra do Iraque; Guerra do Líbano; guerra continua na Palestina)
Florescem os movimentos neofascistas, e no nosso país até há um Partido - PNR. Ao mesmo tempo que temos: menos direitos sociais, mais desemprego, menos direitos laborais, mais miséria. Tudo coisas "modernas" e "desenvolvidas", segundo os fazedores de opinião.
A história prova, sem duvida nenhuma, é o materialismo histórico. Os povos são o sujeito da História e esta é outra condição tb largamente comprovada.
A. Smith - as suas teses sobre a regulação do mercado pelo próprio são um dos pilares da economia capitalista, e esta é estória que procuram determinar como o "fim da História".