.
.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Revista de Imprensa

"Câmara da Marinha Grande sem dinheiro para salários"

A Câmara da Marinha Grande está com problemas de tesouraria e poderá ter dificuldades para pagar os salários do mês de Fevereiro.

O presidente autarquia, Álvaro Pereira, reconhece que a situação financeira do município não é a melhor e já enviou aos deputados municipais um relatório para ser analisado e discutido na Assembleia Municipal.

Segundo o autarca, a Câmara tem encargos salariais na ordem dos 200 mil euros e dispõe apenas 1.651 euros em caixa e 170 mil euros em depósitos à ordem.

Álvaro Pereira adianta que o executivo está à procura de soluções para os problemas financeiras herdados do anterior executivo. “A situação é complicada e uma das formas de resolvermos o problema é economizarmos o máximo possível, ou seja, não sermos despesistas”, refere, adiantando que serão dadas mais explicações na conferência de imprensa marcada para a próxima terça-feira, 23 de Fevereiro.


(surripiado do Região de Leiria)


22 comentários:

não me fecundem sff disse...

Além de dinheiro, estão sem soluções... e estão a ficar sem palavras...

Anónimo disse...

Então mas não passaram anos a dizer que os da CDU tinham montes de dinheiro e que era incompreensível não fazerem nenhum tipo de obras?
Afinal em que ficamos?
Não há pachorra para este calibre de políticos.

vinagrete disse...

Começa a adensar-se um conjunto de "equívocos" que me levam a pensar que o Sr. Presidente da Câmara estará mal assessorado e, pior do que isso, mal aconselhado.
Nunca, que me lembre, nem no tempo da Comissão Administrativa, ou do saudoso Artur Neto de Barros e do não menos saudoso Emìlio Rato, se dramatizou a situação financeira da Câmara, ao ponto de se dizer que o pagamento de salários está em risco.
A nossa Câmara, e não há muitas assim da nossa dimensão, tem uma capacidade de gerar receita corrente, que cobre fácilmente as despesas correntes e gera super-ávites que devem ser canalizados para investimento. Quer isto dizer, comparando com a gestão de uma família, que o rendimento dos salários líquidos que entram em casa, chegam para honrar todos os compromissos e sobram para pagar a hipoteca da casa, do carro e do plasma.
O que poderá estar a acontecer é que alguém está a fazer uma gestão de tesouraria desastrosa, o que parece confirmar-se pelos sinais que têm sido dados para o exterior.
Prescindir de Receitas Correntes que vêm da cobrança de Impostos Directos, como é o IRS, em benefício exclusivo de quem está em escalões elevados e assumir encargos consideráveis com novas despesas correntes com apoios sociais generalizados, sem atender à situação concreta dos agregados que deles vão beneficiar, são actos de gestão marcadamente populista, que vão comprometer, no médio prazo, não só a tesouraria, mas a situação económico-financeira da Câmara.
Porque votei nele, aconselho vivamente o Sr. Presidente a estar atento às críticas construtivas e às opiniões de muitos munícipes, para que o sucesso que obteve nas últimas eleições não se dilua na mediocridade de algumas decisões a raiar o conceito de incompetência.

Farto de parvoices disse...

Parece que vamos ser a primeira câmara com salários em atraso.

Ele que pergunte ao camarada António Costa como é que se gere sem dinheiro. Esse sim, tem razões de queixa.

A Câmara da Marinha tem muitos problemas mas, felizmente para nós, não me parece que sejam financeiros.

Eu cá também não percebo nada de medicamentos...

Anónimo disse...

Por favor, alguém esclareça isto rapidamente. Eu não quero acreditar que isto seja verdade. Se uma Câmara não tiver fundo de maneio para pagar ordenados, com pode ter para qualquer outra coisa? Sinceramente, como marinhense, fico muito preocupado. Isto seria uma calamidade nunca vista na Câmara da Marinha.

Anónimo disse...

... e ainda a procissão vai no adro!

Anónimo disse...

Está em pânico!!!

Acho que devia ir a tribunal e declarare a Câmar insolvente.

O Homem não percebe nada disto e já está em campanha para as próximas eleições. Agora não venham dizer que não planeia a longo prazo!

Se não sabia resolver os problemas não se tinha candidatado.

Também com uma assesora (só de nome) daquelas não se podia esperar mais.

E o PSD o que é que acha desta palhaçada?

Carlos Logrado disse...

A conferência de imprensa é amanhã, terça-feira 23 de Fevereiro, às 10:00 horas, no salão nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande.
Excelente oportunidade para Álvaro Pereira dar informações sobre o estado do Município e dos seus futuros planos.
Pode ser que, desta vez, dê informações sobre: TUMG; Plano de saúde do Município; Plano de segurança do Município; etc.
Eu vou lá estar!
Se me for permitido, farei algumas perguntas e, sobretudo, pedir-lhe-ei, mais uma vez, que rompa com o “modus operandi” tradicional e inicie o diálogo construtivo com os Munícipes, antes de as decisões estarem tomadas.

Anónimo disse...

Nas próximas eleições autárquicas, julgo que já temos candidato.
O problema não é novo, há um dia em que falta a tampa e fica tudo à mostra!
Andavam por ai a dizer, que a as contas da Câmara estavam equilibradas e estava tudo do melhor.

Perante estas noticias,quem mente? Estas noticias que já não são novas, já aconteceu noutras cambras e até na ajunta da Marinha Grande(o pessoal esquecesse depressa ou será apenas politica de conveniência circunstancial.
Só vejo uma solução, ou arregaçam as mangas, ou deitam a toalha para o chão.

Anónimo disse...

Evidentemente que o PS gerou nos Marinhenses menos atentos uma expectativa enorme acerca da possibilidade da concretização de obras que hoje vê que não ter capacidade de realização.E não tem porquê,primeiro porque os executivos do PS gastaram muito a cima das suas reais possibilidades e não atacaram as obras mais prioritárias.Basta dar o exemplo do saneamento básico e a baixa cobertura que temos desta infraeestura básica.Não houvesse uma gestão equilibrada das finanças no último mandato e a situação era muito pior.O actual executivo com as suas primeiras medidas,substituiu-se ao poder central,tomou medidas avulso e afectou consideravelmente as despesas correntes,que já de si eram altas.Portanto se gasta em cheques,e mais ainda não começou a pagar,se desce o IRS para meia duzia de familias,se paga os livros indiscriminadamente as crianças,já estamos a ver que tem de ir às receitas que deviam ser para investimentos buscar o dinheiro.Esta camara é muita parra e pouca uva.Estão numa permanente fuga para a frente quanto dizem que os salários dos funcionários estão em perigo.Então se estão em perigo com 3 meses de mandato,o que não será daqui a uns meses mais.O que já viram e isso é que é efectivamente verdade é que o orçamento não estica.E que não podem continuar a tomar medidas demagógicas,numa de social porreirismo.A distribuir subsidios como prometeram.E também já perceberam que as obras não são possiveis fazer todas ao mesmo tempo.E não tiveram coragem ainda para explicar sem dramatismos o que é realista e prioritário fazer,e aquilo que tem de esperar.E assumirem dando a cara explicando que as promessas eleitorais foram excessivas.Não culpem a situação económica e financeira da Camara,porque é uma das melhores do País.Têm capacidade de endividamento,a dívida a fornecedores é baixa e têm emprestimos por usar.As obras em curso estão todas financiadas.Façam uma avaliação das reais possibilidades,porque até têem acessores nessa área,que admitiram recentemente.

Anónimo disse...

Calma !Não há problema nenhum !Basta o Sr Presidente ir perguntar ao Exmo Sr Cruz que passou a vida a dizer que a camara era "aforradora e que até dava lucro", para ele explicar onda anda a massa...calma..muita calma pessoal...

Pirolito disse...

Por acaso eu até queria ser BEM esclarecido sobre toda esta situação. É bom que o senhor presidente nos esclareça a todos, pois os tempos não vão para 'batalhas de floretes'!
Cá por mim, modestíssimo cidadão, fico à espera!
Obrigado, desde já!...

Carallhos me fodam disse...

O inefável Logrado aparecu novamente e parece que até vai estar na reunião de Câmara. Mas quem é este senhor, que em tantos anos destas andaças nunca por cá apereceu?

Anónimo disse...

O ANTERIOR EXECUTIVO, DEVIA ERA ESTAR CALADO, DEIXOU FOI DIVIDAS PARA PAGAR, AO CONTRARIO DO QUE POR AI SE DIZ.

E PROJECTOS, ZERO!

Anónimo disse...

Sabem o que o que se passou na conferencia de imprensa do PS ?Digam alguma coisa.

Anónimo disse...

Se o anterior executivo deixou dívidas é porque fez obra.Em que ficamos ? Os resumos de tesouraria e as contas são presentes em cada Assembleia Municipal.Portanto é fácil o anónimo das 11:10 verificar quem mente e quem quer fazer da situação financeira,um pretexto para não cumprir as promessas eleitorais e não dar andamento aos projectos financiados.Mas ao menos digam o que querem fazer.Já passaram mais 100 dias e é só conversa fiada.A Camara não é bem uma farmácia,onde é só gerir lucros.È preciso competência e imaginação para governar esta terra.E então quando os meios financeiros não são avultados,pior ainda.A mudança de mangas arregaçadas rápidamente se transformou numa apatia amorfa,sem projecto e sem rumo.

Carlos Logrado disse...

Tal como prévia, a conferência de imprensa foi interdita aos Munícipes. Apenas reservada à imprensa, Executivo e “Acessores profissionais”.
Tiveram a amabilidade de me pôr na rua, de uma forma descortez e rude.
Quem? Depois de entrar no salão nobre e do cumprimento afável da responsável pelas relações com a imprensa, Ana Cláudia Filipe, Paulo Gonçalves - sem me cumprimentar – convidou-me a “sair”, por não se tratar de uma sessão pública. Teve ainda a “amabilidade” de se deslocar à porta de saída, segura-la e presenciar o meu efectivo abandono. Isto, perante a observação e passividade de todos os membros do Executivo.

Anónimo disse...

Mas o Sr. Logrado estava credenciado como "reporter" do L/C?

Anónimo disse...

Assim se vê a tão propalada democracia dos Socialistas.Como se as Conferências de Imprensa alguma vez fossem em privado.Têm medo de quê ?O que escondem ?
pOBRE DEMOCRACIA,ESTA DOS NOVOS RICOS QUE CHEGARAM,AO PODER.

Farto de parvoices disse...

Estamos numa situação singular.
Asneira em cima cima de asneira.

O "presidente" é uma figura que tem que cumprir as ordens de quem manda.

Quem manda é incompetentes (tal como o "presidente").

Quem manda é a Tereza Coelho.

Todos sabemos da sua incompetencia quando foi veredora.

O Logrado anda a fazer figura de parvo (não percebemos onde quer chegar).

O PSD nada diz.
E os "barões" do PS calam-se bem caladinhos cheios de vergonha.
A CDU lá vai mandando umas bocas.

folha seca disse...

Até agora não me pronunciei sobre esta situação, que para alem de inacreditável (falta de verbas para o pagamento de salários) é lamentável.

Quanto ao desenvolvimento( conferência de imprensa e o relatado pelo Engº Carlos Logrado, não dá para acreditar. Vou esperar para ver os desenvolvimentos, porque neste momento estou com uma censação muito esquisita, mas concerteza deve-se a qualquer coisa que me caíu mal ao almoço e para já vou esperar pela digestão.

Anónimo disse...

Caro folha Seca
Afinal já há dinheiro para os salários,disse o Presidente em C.Imprensa.Entretanto entraram receitas nos cofres da Camara,e tudo está resolvido.Então não há planificação das receitas que é previsivel entrarem nos cofres da Camara.O que então lá a fazer os responsáveis financeiros ? E os revisores de contas ?
É mau de mais para ser verdade.Tanta contradição e tanta incapacidade junta é o que está a demonstrar estes 100 dias de governação
Quanto à atitude propotente que tiveram com o Engº Logrado,este é um sinal,que eu pensei arrodado da nossa vida politica local.A arrogância paga-se caro,e o Presidente da Camara já tem experiência nessa matéria,pois foi assim que perdeu as eleições na Junta de Freguesia.