.
.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Revista de Imprensa

Entrevista

"A maior parte das candidaturas ao QREN estão engatilhadas e um pouco complicadas"

"A maior parte das candidaturas ao QREN estão engatilhadas e um pouco complicadas"
Presidente da Câmara da Marinha Grande, Álvaro Pereira, revela que encontrou alguma desorganização na autarquia e que os primeiros três meses de governação têm sido “arrumar a casa”. Uma das preocupações é tentar resolver as candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional e construir duas creches nas antigas instalações da IVIMA


Diário de Leiria (DL) Passados praticamente três meses após ter tomado posse, como tem sido este primeiro contacto com os serviços autárquicos?
Álvaro Pereira (AP) Em termos pessoais tem sido muito bom, porque tem havido muita colaboração dos funcionários. Em termos daquilo que encontrámos, pensava que a casa estava mais bem arrumada, daí que a nossa prioridade seja arrumá-la.

DL Esse ‘arrumar de casa’ passa por que 'divisão'?
AP Tem passado por encontrar melhores instalações para alguns departamentos da autarquia, nomeadamente na secção de pessoal, onde 11 pessoas trabalhavam num gabinete, e, agora, nesse mesmo espaço, funciona o gabinete jurídico com apenas cinco. Os gabinetes da presidência regressaram ao edifício principal, porque não se justificava estarem fora, criámos o gabinete jurídico, junto do gabinete do presidente, para uma colaboração e por ser uma área dependente directamente do presidente.
A verdade é que estava tudo desorganizado. Só processos de contra-ordenação atrasados são mais de três centenas. Há muito trabalho a fazer.

DL Face a essa desorganização, qual tem sido a estratégia definida para conseguir ultrapassar essas dificuldades com que se tem deparado no dia-a-dia?
AP Estamos a tentar ter uma visão o mais correcta possível de todas as situações, porque o que encontrámos é que a maior parte das candidaturas ao QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional] estão engatilhadas, um pouco complicadas e atrasadas.
Ou são os projectos de arquitectura propriamente ditos que estão atrasados, ou então são dificuldades nas negociações com os parceiros, alguns dos quais com debilidades, e estamos à procura de tentar resolver essas debilidades desses parceiros, da posse efectiva de alguns edifícios, para podermos avançar com algumas candidaturas. Enfim, existem algumas dificuldades.

DL Sobre essas dificuldades, refere-se a candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional?
AP Sim, do QREN. Nas parcerias na parte da regeneração urbana, temos algumas dificuldades com alguns parceiros, e até nos próprios projectos.
Depois, dentro da contratualização também existem alguns problemas, que pensamos tentar resolver durante o mês de Fevereiro. Posso dizer, por exemplo, que a reabilitação da fábrica da resinagem, que é, de alguma maneira, aquele projecto que toda a gente fala, que permitia requalificar aquela zona, onde em tempos funcionou o mercado, e com isso aproveitar para fazer toda a requalificação do centro da cidade, estamos com dificuldades por não termos a posse administrativa do edifício. Como é que podemos apresentar uma candidatura a uma coisa se o espaço não é nosso?

(toda a entrevista na edição impressa)



(surripiado do Diário de Leiria)


14 comentários:

Curioso disse...

Surpresa das surpresas! Então o espaço da Resinagem não é da Autarquia?
Então é de quem?
Quer dizer que desde há muitos anos a Autarquia tem 'andado a fazer filhos em mulher alheia'?
Para mim isto foi uma surpresa...
Haverá por aí quem saiba dizer alguma coisa a este respeito?

Anónimo disse...

Há seis anos o vereador Armando Constâncio já dizia que a Câmara não tinha posse administrativa do espaço. Passaram seis anos e nada. Ninguém tratou do assunto. Será incompetência? Será falta de vontade? Ou será algo pior? Como por exemplo, saber que não se pode fazer a requalificação do edifício e fazer disso uma arma eleitoral como aconteceu com o PS em 2005 e com a CDU em 2009. Vamos ver. O tempo o dirá.

Anónimo disse...

Os Exmos senhores Administradores apagaram tudos os bitaites do post anterior e nem sequer já é possivel escrever nada. Mas porquê, não ofendiam ninguém, só foram copiados doutros posts, onde nem sequer tinham sido apagados, alguns com muitos dias de duração neste isento Largo.

Anónimo disse...

Estranha forma de vida.

Anónimo disse...

"Cá se fazem cá se kagam"
"pela boca morde o peixe"

Não há fumo sem fogo disse...

Embora nada tenha a ver com o post ...

"O Correio da Manhã fala numa conspiração entre José Sócrates e Armando Vara que tinha por objectivo atingir o Presidente da República, através de ataques políticos ou usando os interesses económicos do genro de Cavaco Silva."
www.sapo.pt

Eles andam a brincar com o fogo e quem já está a arder somos nós.

Anónimo disse...

Leiam o SOL desta semana e vejam o caracter (ou a falta dele) da gentalha que nos esta a governar..mau demais para ser verdade e ao mesmissimo nivel dum Pinto da Costa..

Anónimo disse...

Já li já..gostei sobretudo daquele menino sem curriculo de 32 anos metido na PT com salario de 2.5 milhões de euros ano... só esse sozinho limpa 25% dos tais 50 milhões da madeira que tanto impressão faz ao nosso ministro das finanças...credo!

Anónimo disse...

5% digo

Anónimo disse...

Também já li, gostei de tudo, principalmente do terreno impermeável. Isso é que nunca tinha visto em lado nenhum. Terrenos impermeáveis. eheheheheh

Anónimo disse...

O Sr. Engº OpinionTUMG é que pelos vistos sabe muito de impermiabilização de terrenos (ou loteamentos). Perguntem a essa ilustre e "barata" figura dos amantes da Marinha como se impermeabiliza um lote para construção!

PS: Aposto que este bitaite nem 10 minutos vai durar sem ser apagado!

Anónimo disse...

AFINAL DE CONTAS ESTE É UM BLOG DA TRETA!

Anónimo disse...

de merda mesmo diria eu ou então, como diz o outro de pseudo-intelectuais do penico.

Anónimo disse...

A Resinagem não é da Camara...Até dá para rir.Então é de quem ?Então se não é do Municipio porque razão foi aceita a candidatura.
O Presidente da Camara é que não tem unhas para tocar aquela viola e então já está a encontrar desculpas de mau pagador.Mal chegou à Camara disse que ia tratar da candidatura da ribeira das Bernardas.Até agora tudo na mesma e a obra não é concluida.O que estamos é perante muita parra e pouca uva,como o povo diz,já que este executivo ainda nada fez de inovador e diferente.Para além de atribuir dinheiros sem estratégia ,não apresentou uma visão assente num plano e orçamento,que não fosse a continuação do que vinha de tráz.Gestão à vista é o que é,mas que ao menos levem por diante os projectos aprovados.Ou então digam aqueles que não servem e que opcções têm de diferente.Daqui a tês anos e meio que não se veja a camara sem dinheiro e os projectos por realizar.Qual é a politica em matéria do ambiente,designadamente na área do saneamento ?è prioritário ou não.Quantos anos vamos ficar sem saneamento nos lugares ?E a continuação da requalificação dos mesmos ?E a zona industrial ?Vai para a frente.tudo isto é mais que tempo para dizerem às polulações que politica têm,ou não será ?