.
.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Chuva forte para os lados do Rato

Quem diria que o “Sol” desta eira-sem-beira que é Portugal, haveria de provocar tamanha inundação no nabal do PS?!

Com as peripécias que envolveram a publicação da última edição do semanário “Sol”, houve momentos em que se temeu que a censura prévia estava de volta num degradante jogo do gato e do rato entre um emissário judicial e a direcção do “Sol”. Afinal, o sol quando nasce é para todos, e a liberdade de imprensa venceu com o jornal a vender que nem pipocas à porta do cinema.
Sócrates é realmente um bom artista. Depois dos filmes da Cova da Beira, das assinaturas de projectos de construção civil e do Freeport, é estreada, com enorme estardalhaço mediático, uma nova fita que conta alegada tentativa do Governo para controlar vários órgãos de comunicação social. A sinopse está feita, mas o enredo é bastante mais rico em pormenores:
Perante a revelação de alegados factos que deixavam a imagem do Primeiro-Ministro em muito mau estado - havia mesmo quem vaticinasse que este seria o “golpe fatal” que deixaria Sócrates em “agonia” até o país estar preparado para novas eleições – entram em cena novos personagem, plebeus do PS, tão voluntariosos como trôpegos no afã de desagravar o chefe.
Uns, fazem uma petição online de apoio a Sócrates que conta com 39 subscritores entre os quais os senhores Eu, Outra Vez Eu, Palhaçada, Socrates Não Confio Em Ti, Portugal Precisa de Educação, Corruptos, Observador Atento, Que Petição Vergonhosa e Rir a Bom Rir.
Outros, convocam uma manif por sms nos seguintes termos: "Está na hora do PS se unir e combater esta baixa campanha urdida pela direita dos interesses! Um partido que sempre lutou pela democracia e liberdade não pode aceitar calado este ataque sujo! Vamos de novo encher a Alameda da Fonte Luminosa [em Lisboa] no próximo dia 20 de Fevereiro, pelas 15 horas! Vamos repudiar esta campanha suja contra o PS e Sócrates e mostrar bem altas as nossas bandeiras. Divulga".
Parece que a direcção do PS não se revê nem numa nem noutra acção de desagravo ao seu chefe e percebe-se bem porquê.
Por ironia, o líder das questões fraturantes na sociedade portuguesa, está também, com mais este filme, a fraturar uma certa unidade interna no PS.
Ana Gomes, no seu blog, Causa Nossa, critica com veemência a política de tachos do seu Secretário Geral. Numa primeira versão, depois alterada, o post chamava-se “Boys will be… bois” e concluía desta forma jucosa: “Com ruminantes destes, para que precisa o PS de boys?", referindo-se a Rui Pedro Soares, administrador-executivo da PT pelo Estado e fã número um de Socrates'09.
Manuel Maria Carrilho, toca com o dedo “No coração da democracia” através de um artigo de opinião que publicou esta semana no Diário de Notícias e aponta, velada mas criticamente, o dedo à acção do Executivo na sua relação com os Media. Diz ele que “A solidez e a riqueza de uma democracia são, por isso, tanto maiores quanto maior for a abertura da sociedade, a diversidade dos seus meios de informação, a pluralidade das suas formas de expressão, a frontalidade dos seus debates.”
António Vitorino, qual Gepeto, já terá mexido, como sempre, alguns cordelinhos e, na RTP, pode afirmar que o espírito combativo de Sócrates não o fará desistir.
O “animal feroz”, acossado como nunca por mais este escândalo, vai por estes dias recuperar energias no interior do seu partido, junto dos militantes, para voltar à arena política com os problemas do país como pano de fundo, mas se o seu futuro político está traçado... que se salve o país.
Cai chuva no largo do Rato.

5 comentários:

ai ai disse...

Em primeiro lugar as boas vindas a mais um opinador convidado, que pelo seu primeiro(?) escrito promete.

Em segundo, estranhar a não subscricção da tal petição pelo nosso ilustre deputado Marinhense/Vierense... estranho, mesmo,quando no seu blogue faz um apelo à subscricção... coisas?

não me fecundem sff disse...

aspas,aspas,idem...

Anónimo disse...

DÉJÀ VU:
Para Sócrates, com amor :/
http://www.youtube.com/watch?v=hkpnAks4_S4

Cigano Rico disse...

Só não percebi cá umas coisitas, onde está a filha da Sra. Dra. Ana Gomes, e já agora, o bem descrito sr. dr. diplomata Parisiense, que outrora desprezava e ofendia o candidato a secretário geral, o Sr. Eng. José Pinto de Sousa, além de acérrimo defensor e apoiante do apenas Poeta, Manuel Alegre, (a S.G. e outros) o tal dito franceseco à força, e de meia gamela de caldo quente ( canja de faisão australiano, com arroz mandarim, com passas da Califórnia e hortelã oriunda da Índia, acompanhado por um pingalho a 42€, cada 7,5 Litro), foi o segundo, a aparecer, no varandim do primeiro andar da casa situada no largo dos ratos, aparecia histericamente, quiçá, devido à histórica maioria absoluta, ou talvez devido a algo mais? Depois foi a imposta candidatura à C.M de Lisboa, com excelentes resultados para os opositores (era engraçado) e, quem ainda não se alembra, de ver o dito jumento não menos ruminante e mamão, a dançar com a sua mais que tudo, nos caros e pouco frequentados, bailaricos propagandistas.
Bem, esteve P.M. Ramos que lhe partiu as trombas!
É o que o meu avô chamava, de pôr tudo no mesmo saco!
Existe por lá gente boa e gente com princípios, é essa gente boa que fez o PS. O PS, onde os Portugueses se esperançaram, em 74 e após 74, quantos não regressaram a Portugal na esperança de uma vida, “agora” melhor, Mário Soares foi um dos responsáveis por esses regressos e por muitos novos militantes, militantes que se reviam na sua forma de estar, e contribuíram também para um PS enorme!
Não contribuíram, para aquilo em que querem transformar o PS, nem contribuíram, para que vampiros se banqueteiem alarvemente!
O resto é como nos outros partidos, trampa assessora de má qualidade, muito bem remunerada!
Pergunto eu, que fiz a 1 classe na Malveira e a 2ª classe, já adulto em Barrancos, depois de tudo o que se por ai diz e escreve, onde está a censura?
Como me adizia o outro, na feira dos 26, eles andam por ai, temos que ter cuidado, não vá, começarem por ai a dizer, que a culpa é nossa, isto é… dos Ciganos!

um calhandreiro disse...

Já está tudo esclarecido... a declaração de há instantes, explica tudo...

Granda lata