.
.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

LARGO DAS CALHANDREIRAS ESCABICHA DEPUTADO

Quando o Largo das Calhandreiras me contactou para escabichar o deputado João Paulo Pedrosa, ponderei, cheguei a pensar que não estava à altura e que teria de me pôr em cima de dois tijolos. Não foi necessário. Afinal de contas sou uma jornalista de peso. E uma jornalista de peso escabicha até a rainha de Inglaterra.


Mulher Bidão

João Paulo Feteira Pedrosa, 44 anos, benfiquista, natural da Vieira de Leiria, sociólogo, deputado da nação pelo PS, é o nosso escabichado de hoje, correspondendo assim ao desafio que lhe foi lançado e que em boa hora aceitou.

Largo das Calhandreiras (LC) – Antes de mais os nossos agradecimentos por ter aceite o convite para ser escabichado.

João Paulo Pedrosa (JPP) - Não se incomode, o Benfica não joga este fim de semana.

LC – Dr. JPP, embora tenha assumido há muito pouco tempo o seu lugar de deputado, já deu para confirmar que aquilo que se diz sobre os deputados, que “eles não fazem nada” e que no parlamento “aquilo é uma vidinha calma”, é ou não verdade?

JPP - Conheço ainda poucos deputados, provavelmente estarão todos a trabalhar.

LC – Até agora o Sr. Deputado fez o pleno, em três sessões plenárias não faltou a nenhuma. Sendo certo que nenhuma coincidiu com jogos do Benfica, é expectável que uma vez por outra possa vir a justificar uma eventual ausência com trabalho político no Estádio da Luz ou noutro qualquer estádio onde jogue o SLB?

JPP - Você deve ser lagarto, não? É que o dia da discussão do programa do governo coincidiu, infelizmente, com o Everton / Glorioso Sport Lisboa e Benfica. Deu para ver a segunda parte, a dos golos. É assim, os órgãos de soberania complementam-se na perfeição.

LC – Dr. JPP, é verdade que aqueles ecrãs que têm à vossa frente no plenário servem para distrair enquanto os vossos colegas se entregam a discussões estéreis? E já agora: é verdade que uma das condições que impôs para ser deputado foi a de ter no seu ecrã acesso ao Canal Ben... perdão, ao MEO, uma vez que como é sabido a AR tem contrato com a Zon?

JPP - Uma representação de 6 milhões não se faz sem condições, como imaginam.

LC – Quais são as suas expectativas em relação a este seu primeiro mandato como deputado? O que é que pode fazer pela região que o elegeu? Será que nos pode fornecer o número de telemóvel do senhor Primeiro Ministro ou acha que se consegue desenrascar sozinho para que finalmente seja resolvido o alargamento da zona industrial do Casal da Lebre?

JPP - Safa! Isto agora não está bom para quem fala ao telefone. E falar em Lebres num momento destes, posso até ser mal interpretado...

LC – Por falar em números de telemóvel e tendo como pano de fundo o processo Face Oculta, enquanto deputado já se sentiu escutado, ou ainda não teve tempo de ligar ao Olegário para lhe pedir que esteja atento às quedas do Saviola dentro da área? A corrupção e o tráfico de influências são ou não são um grave problema da nossa democracia?

JPP - Tenho saudades de ver jogos na Catedral da Luz na companhia do Olegário, é que lá ele não arbitrava. Quanto à gravidade da corrupção remeto-vos a leitura para um blogue que sei que apreciam, o Praça Stephens. Já lá disse tudo o que penso sobre isso.

LC – Publicou no seu blogue uma fotografia de uma sessão plenária em que se vê o Dr. JPP sentado uma fila à frente do Dr. Osvaldo Castro. Ter passado à frente do Dr. Osvaldo Castro foi circunstancial ou na AR há lugares marcados para os deputados?

JPP - Não há lugares marcados, sendo que os mais "velhos" e mais experientes, como é o caso do Osvaldo, sentam-se, habitualmente, nas últimas duas filas.

LC – Nessa mesma fotografia, enquanto o Dr. Assis fala, o Dr. JPP está atentamente a olhar para o ecrã. Um deputado ao seu lado direito está-lhe a fazer uma pergunta. Explicou-lhe bem que, apesar de ter alguma inveja, de facto não escreve naquele blogue de altíssima qualidade e que não faz parte da sua Comissão de Moradores?

JPP - Esta pergunta indecifrável deve ter sido, só pode, elaborava por Artur Oliveira, vulgo Artur Autocolante, um grande potentado da inteligência marinhense. No mínimo tem o "que" a mais.

LC – Nas últimas autárquicas percebeu-se que no concelho da Marinha Grande qualquer candidato vence a CDU. A pergunta é: o que será que correu mal há quatro anos? Será que, apesar da sua considerável altura, lhe faltou um... Danoninho?

JPP - Perdi as eleições, mas o Benfica venceu o campeonato, nem tudo foi mau.

LC – O Dr. JPP tem ambições políticas ou acha que ser sociólogo de profissão, é vida?

JPP - O que eu ambicionava mesmo era ser Presidente do Benfica, mas dizem-me que não se pode misturar política com futebol...

LC – O tempo voa e estamos quase a terminar a nossa entrevista, apenas algumas perguntas de resposta rápida, pedimos por isso que seja “curto e grosso”, como se costuma dizer. E não vale ser “politicamente correcto”!
- PS ou SLB?

JPP - SLB, claro! E desculpem ser politicamente correcto.

LC – Vermelho ou encarnado?

JPP - Vermelho, se bem que nenhuma dessas palavras é tão bonita como, simplesmente, Benfica.

LC – Carapaus abertos ou sopa do vidreiro?

JPP - Gestão de carapau aberto e banana da Madeira foi o que Barros Duarte chamou à gestão do PCP na câmara, por isso eu vou na sopa do vidreiro.

LC – Jovens ou velha guarda?

JPP - Javi Garcia e Nuno Gomes, ainda não é altura de optar.

LCMCI ou Artur Oliveira?

JPP - Dasssseeee!

LC – Sócrates ou Manuel Alegre?

JPP - Sócrates. A águia feroz.

LC – Jornal da Marinha ou Região de Leiria?

JPP - Jornal da Marinha, se deixar de se chamar a "folha verde"

LC – Largo das Calhandreiras ou Praça Stephens?

JPP - Largo das Calhandreiras, um excelente blogue, pena que tenha tão poucos leitores (cof, cof, cof)

LC – Quer deixar alguma mensagem aos frequentadores do Largo das Calhandreiras?

JPP - Deixo um convite à redacção do LC para uma visita à AR, na esteira dos célebres "Um dia com..." que a famosa dra Alice Marques, vulgo Lince D'Arquis, produzia com grande isenção e denodado empenho para o Jornal da Marinha.

LC – Dr. JPP, obrigados!
.

13 comentários:

Anónimo disse...

Trabalho engraçado ...... na linha editorial altamente "isenta" do Largo ........

Mudem de nome.... para Praça Stephens 2 ..... irra, já nem se esforçam por disfarçar.

Vade retro ......

Anónimo disse...

Três notas:
1 - As perguntas têm piada e estão muito bem feitas
2 - o escabichado furtou-se às respostas que se impunham
3 - o comentário anterior não é ridículo, é parvo...
Gostei!

Maria de Liz disse...

Parabéns!

O entrevistador esteve realmente à altura do entrevistado. :-)

Adorei constatar a capacidade que Dr. JPP teve para se furtar a perguntas mais ou menos embaraçosas.

Aguardo outras ecabichadelas!

não me fecundem sff disse...

Ora bolas, não fizeram pergunta nenhuma das que indiquei...mas não fico fecundado, só melindrado e se calhar porque não, fico é mesmo fecundado.

a Verdade Chateia disse...

Foi pena que, mesmo a brincar, não tenha aproveitado oportunidade para nos dizer qualquer coisa séria.

trabalhador do sector primário disse...

Com o respeito pela comissão de moradores, o que achei mais interessante da entrevista foi a informação na biografia das comissões parlamentares a que pertence o escabichado.

Então não é que pertence à agricultura e pescas. Não havia melhor comissão para um sociologo !!! Só se tem conhecimento da pesca na Praia da Vieira ?!?!?

E ainda mais a comissão de Trabalho..., mas que trabalho ? Isto é para rir, não é !?!?!?

Acintoso disse...

Não sei o que vos diga... e, depois disto tudo, viva o Sporting!

não me fecundem sff disse...

Já agora que viva Portugal!

Pirolito entusiasmado disse...

Apoiado. Apoiadíssimo!!! VIVA PORTUGAL!...

Sancudo disse...

HOMENAGEM AO INTELECTUAL DAS 23:53 do dia 17/11:


1 - As perguntas têm piada e estão muito bem feitas
2 - o escabichado furtou-se às respostas que se impunham
3 - o comentário anterior (LEIA-SE: DA MESMA DATA) não é ridículo, é parvo...
Gostei!
4 - Ainda está para nascer aquele que nos possa ensinar alguma coisa.

ªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªª
... e se te fosses...

Intelectual disse...

Ao Sancudo (pela foto, espécie de andróide feio e malcriado):

...
"4 - Ainda está para nascer aquele que nos possa ensinar alguma coisa." (palavras suas)

Sabe como é que cheguei a intelectual, Sacundo? Aprendendo com gente de mente livre e bem formada. O que parece não ser o seu caso...

Anónimo disse...

Não é por nada mas o "Sancudo" tem aspecto de ter barba e ser comprido, além de ser mal educado, nada que não saibamos já...

Anónimo disse...

o dr. JPP é fantastico no benfiquismo e nas respostas tão brilhantes e tão a proposito do ascabichamento que faz lembrar alguns sketchs dos gato fedorento (humor inteligente)
SLB4EVER
Xareu