.
.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Fórum LC - MURO DE BERLIM


Vinte anos após a queda do Muro de Berlim, o mundo está melhor, está pior ou está simplesmente diferente?
Se no plano internacional a queda do muro corresponde a um ícone, símbolo emblemático no ponto de viragem das relações entre Leste e Oeste e do fim da Guerra Fria, na própria “Alemanha de Leste”, a vozes de desagrado parecem ser em maior número, relevando no essencial as diferentes condições de vida existentes nos “dois lados”:
"uma sondagem conclui que os alemães de Leste consideram que a reunificação não foi consumada e que a esmagadora maioria sentia-se bem na antiga Alemanha Democrática."

A nota que o PCP enviou à Lusa e que a seguir se reproduz, porque representa uma visão fortemente crítica daquele momento histórico, poderá ser assim o ponto de partida para a discussão.

Bom fórum, bons bitaites.


“Muro/20 anos
O mundo está mais injusto, mais desigual e mais perigoso, diz PCP
2009-11-04, 08h30

Lisboa, 04 Nov (Lusa) - O Partido Comunista Português (PCP) considera que 20 anos após a queda do Muro de Berlim "o mundo está hoje mais injusto, mais desigual, mais perigoso e menos democrático" e que aumentou a "opressão e exploração dos povos".

"As 'comemorações de regime' a que assistimos - com o seu carácter profundamente anti-comunista - são uma operação de reescrita da história e de branqueamento do capitalismo", critica o PCP numa nota enviada à Lusa a propósito dos 20 anos da queda do Muro de Berlim.

"Contrariando o comemorativismo e o triunfalismo que o capitalismo quer impor à humanidade a propósito da 'queda do muro de Berlim', a verdade é que o mundo está hoje mais injusto, mais desigual, mais perigoso e menos democrático", aponta o texto do gabinete de imprensa do PCP.

Para os comunistas, "intensifica-se a opressão e a exploração dos povos - a começar por muitos dos ex-países socialistas, com a regressão de direitos laborais, a privatização de funções do Estado, com a ofensiva contra direitos e liberdades historicamente alcançados".

A pobreza, a emigração em massa e a fome marcam a vida de milhões de seres humanos, "enquanto uma pequena minoria acumula fortunas colossais", prossegue o texto.
"Centenas de milhar de mortos e milhões de feridos, desalojados e refugiados - do Iraque ao Líbano e aos Balcãs, do Afeganistão à Palestina - são o saldo da cruzada de guerra, a que se associa uma nova corrida aos armamentos e o recrudescimento do militarismo, que ilustram bem a natureza agressiva e criminosa do imperalismo", aponta o PCP.

"Esta é a verdadeira face destes '20 anos' que as classes dominantes celebram hoje com entusiasmo", conclui.

Para o PCP, "em Portugal e no mundo, se há coisa que estes 20 anos confirmam é que o capitalismo não só é incapaz de resolver os grandes problemas da humanidade e do planeta, como é o principal factor do seu agravamento".

A solução dos problemas da humanidade "não está nas contra-revoluções que há 20 anos varreram o Leste europeu", considera o PCP, manifestando-se fiel aos ideais da "grande Revolução de Outubro" de 1917.”


(via Câmara Corporativa)

8 comentários:

folha seca disse...

Nas várias afirmações feitas pelo PCP, para aqui transcritas dificilmente encontro alguma que me seja fácil contrariar, ou seja estou de acordo no essencial com todas elas. No entanto aqui aplica-se a velha expressão: “Se a minha avó não tivesse morrido hoje estaria viva” A verdade é que ninguém duma forma séria pode hoje dizer como estaria o Mundo se o Muro estivesse de pé e as sociedades “Socialistas” não tivessem ruído como se de castelos de areia se tratassem.

Sei que o sistema em que assentam os pilares do sistema capitalista em vigor, não tem resolvido a grande quantidade de problemas que afectam a humanidade e até os tem agravado. Mas também é minha convicção que a solução não passava pela manutenção daquele tipo de sociedade, onde eram todos iguais “mas uns, eram-no mais do que outros”. Foi isso que Gorbachev percebeu e tentou alterar, mas a golpaça levada a cabo pela velha guarda do partido Comunista da URSS (diga-se passagem prontamente, apoiada pela velha guarda do PCP) veio pôr termo às esperanças de humanizar a sociedade Soviética, abrindo caminho à tomada do poder por todo o tipo de oportunistas com Borys Yeltsim à cabeça.

Maria de Liz disse...

A Liberdade e a Democracia não vieram resolver os nossos problemas, mas deram-nos a possibilidade de o fazer. Se não conseguirmos, então o problema não será nosso?

zé lérias (?) disse...

A discussão sobre a queda (temporária?) do objectivo de se construir uma sociedade mais justa vai, no futuro não muito longínquo, fazer correr muito mais tinta.
Abraço

http://oolhodocuko.blogspot.com/search/label/20%20anos%20queda%20muro%20de%20berlim

ai ai disse...

Dada a pouca participação neste forum e como não tenho grande jeito para mandar bitaites em assuntos que não conheço, trago para aqui um excelente post, publicado pelo nosso ilustre deputado do Distrito publicado no Praça Stephens, com a devida vénia.

Deixo no entanto um comentário:

O Dr.J.P.P depois de tantos anos na Politica, ainda não de deu conta que com a queda do tal muro, foi posto termo à Guerra Fria???

Terça-feira, Novembro 10, 2009
A Sereia do Mississipi

Mário Nogueira, o comunista sindicalista diz que sai satisfeito da reunião com a Ministra da Educação, más notícias, portanto, para o país e para a valorização da escola pública. Cuidado com as palavras melífluas e a aparente disponibilidade, não tarda assanha-se e o crédito que lhe é dado pelos media faz temer o pior. É bom lembrar que Mário Nogueira é daqueles políticos comunistas que se tivesse vivido na RDA ainda hoje o Muro de Berlim se encontraria de pé.

João Paulo Pedrosa

publicado por Praça Stephens @ 14:28 0 comentários

Incrédulo disse...

De facto este texto demonstra a lucidez e o conhecimento histórico do nosso ilustre deputado.

Então "se Mario Nogueira tivesse vivido na RDA o Muro de Berlim ainda estaria de pé". Então ele é pedreiro ou professor?

Anónimo disse...

De facto o Deputado desconhece a história e não sabe que houve ditaduras fascistas e que em Maio de 1945 deu-se o fim da 2ª guerra,com a derrota do nazi-fascismo.Contudo o nazi-fascismo é derrotado,mas o povo Portûgês prossegue e intensifica a luta pela liberdade.Com o apoio dos países da NATO,o fascismo em Portugal irá durar mais 29 anos e desencadeia a guerra colonial.Antes em 1917 dasse a Revolução de Outubro,realização histórica da humanidade em que pela primeira vez e os trabalhadores e os povos assumem nas suas maõs os seus próprios destinos.A URSS foi determinante para a derrota do nazi-fascismo e pôs na ordem do dia questões como a igualdade emtre mulheres e homens,o fim da exploração do homem pelo homem e uma nova era começou com a construção do Socialismo.O capitalismo e o seus serventuários nunca mais descansaram e tudo fizeram para recuperar os seus previlégios de classe.A campanha de intoxicação desencadeada com os 20 anos da queda do muro,procuram esconder a natureza exploradora,belicista e agressiva do capitalismo e do imperialismo.Com o fim do Socialismo o mundo está mais desigual e mais perigoso.Só os anti-comunistas é que não são capazes de ver.

Anónimo disse...

Cuidado com o Mário Nogueira, se ele era capaz de fazer aquilo na RDA, imaginem o que ele não poderá fazer em Portugal!!!!.

Sancudo disse...

- João Paulo Pedrosa - "A Sereia do Mississipi"
Poste publicado no Praça Stephens @ 14:28 (ver poste acima de 10.11 às 16H45

Fui lá ler mas o SENHOR não deixa ninguém ser livre de comentar como anónimo. É o deixas...

Bem, mas o que quero dizer é que o EXMO. SR. DOUTOR tem toda a razão em relação ao tal comuna de que fala. Eu até compreendo que talvez só por vergonha é que ele não diz que antes o queria ver num forno - a gás de preferência - do que à frente da FENPROF.