.
.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Dia "D"

À hora que escrevo este post, já se deve ter iniciado a reunião da Assembleia de Freguesia de Vieira de Leiria. Pelo que me foi dado saber, tudo indica que a mesma será tudo menos pacífica, pois há por aí alguma gente que da Democracia tem uma concepção onde não entra aquilo que é um pilar fundamental da dita Democracia, a representatividade popular. Como já cá ando há uns tempos e assisti à instauração do regime Democrático, conquistado com a revolução de Abril, não deixo de sentir alguma tristeza com o desenrolar de alguns acontecimentos e comportamentos que não contribuem nada para a dignificação do nosso regime Democrático, mas que sobretudo não abona nada em favor de alguns figurantes de ultima hora que aliados a outros do “passado” que usando a liberdade que é de todos, apenas a desprestigiam e apesar das palmas, que lhes dão um ténue alento acabam por ficar muito mal na fotografia e naturalmente não voltam a ter assistência em futuros espectáculos que pretendam dar, porque os maus espectáculos não têm hipóteses de reposição e se por teimosia se tenta representar a mesma cena, por muito que se tente iludir os “espectadores” normalmente o repudio de quem não quer “comer mais do mesmo” acaba numa valente assobiadela .

Naturalmente que este post não vai influenciar ninguém, até porque se alguém envolvido na cena o ler será posteriormente às decisões eventualmente tomadas durante o acto a que me refiro.

Depois de instalados e postos a funcionar os principais órgãos autárquicos do concelho, seria um retrocesso incompreensível que a junta de Freguesia e a respectiva Assembleia não ficassem hoje devidamente instaladas e em condições de iniciar a sua actividade em prol dos Vieirenses e em condições de contribuir para a resolução dos seus (muitos) problemas.

Como Marinhense que distribui grande parte da sua vida pelas duas Freguesias e naturalmente quer que a normalidade se imponha, espero ansiosamente pelos resultados e que o bom censo impere, para bem de todos.

34 comentários:

Mulher Bidom disse...

Apesar de estar no desemprego, porque não aceitei trabalhar a recibos verdes para o largo, não deixo de pôr os meus dotes de reporter ao serviço da comunidade.

Assim e estas são fresquinhas: está tudo resolvido! O homem do BE arrepiou caminho e votou a favor da proposta do PS(presume-se porque o voto foi secreto, acho eu porque não vi bem. Temos fumo branco!

A unica nota de relevo foi aquele senhor do MCI (não vi lá o Chanoca, mas talves estivesse distraída) dizer para os seus desiludidos apoiantes: "O ultimo a rir é o que ri melhor" e prontos fico por aqui porque de borla já é muito. O resto da reportagem vai para quem a pagar, porque esta vida de freelancer é difícel...

Anónimo disse...

Dia "D"? De Défice Democrático!!
Dia em que vi em Vieira de Leiria toda a porpotência e arrogância do PS ao não querer aceitar os resultados eleitorais.
Pena é, mas eu não me enganei quando começei a desconfiar numa possivel aliança entre o PS e BE.
Raramente me engano nestas coisas - aconteceu na Vieira.
Então um acordo pós-eleitoral - uma coligação de Esquerda radical?
Já agora - como foi possivel eleger duas vezes o Presidente da Assembleia de Freguesia - como foi possivel um Presidente de Junta que ainda não o era - tomar posse e votar na Assembleia Municipal sem o ser legalmente?
Vou gostar de ver as actas das duas Assembleias de Freguesia de Vieira de Leiria?
Será que o AA não se esqueceu de fazer menção destas situações ao T.C.?
Os Vieirenses que não se queixem, tiveram uma oportunidade para mudar!! Porque - como diz o Folha Seca - "...condições de contribuir para a resolução dos seus (muitos) problemas..."
Porque o PS, que está no poder à tantos anos na Vieira, não os conseguiu resolver.

Anónimo disse...

Ou Anónimo das 23:28
Sabe-me dizer se estive por lá a MGR-TV?
Vou gostar de ver a reportagem das duas Assembleias de Freguesia de Vieira de Leiria.
Ou será que já está no YouTube?

Anónimo disse...

Como uma "corrediça" aqui no blogue, deve haver muita azia ali para os lados da vieira. Prevejo que esgotem as pastilhas para o estômago este fim de semana, lá para aquelas bandas. A força de bloqueio esfumou-se entre as duas votações; para o executivo votaram os dois partidos contra, para a constituição da mesa já houve brancos de um lado...mau disfarçe, mas t'ábem.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 23:28. Um presidente de Junta não precisa de tomar posse para poder estar na Assembleia Municipal. A Lei diz que o cabeça-de-lista do partido mais votado é automaticamente presidente de Junta. Logo é também o representante legal da Junta de Freguesia na Assembleia Municipal. Informe-se antes de lançar suspeitas.

CHAFARIZ disse...

Ao Vento Norte que tal um disco pedido?

Anónimo disse...

Ou Anónimo
Azia porquê?
Não será mais dificil explicar ao eleitorado - o vosso acordo ou será coligação PS - BE?

Um calhandreiro disse...

Tou todo baralhadinho.. ó Anónimo das 23:28 se calhar vimos resultados diferentes. Quem ganhou na Vieira pelos resultados que vi, foi o PS?

Outra informação porque verifico que está distraído, o Presidente da Junta já tinha tomado posse no sábado passado.

Anónimo disse...

Sem maioria....!!!
Por isso se justifica a coligação PS - BE!!

Anónimo disse...

ESTA É DE BORLA:

http://2.bp.blogspot.com/_zIw_sOlvv3w/SvSLB9ogcdI/AAAAAAAACos/MGaf0i2pGe0/s1600-h/GUERRA+JUNQUEIRO+2.JPG

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Toino Tolo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

AI a azia...

Anónimo disse...

A aliança PS/BE contnua ......

que vergonha. Estão bem uns para os outros.

OPovo quer é saber as contrapartidas ......


Mais um (entre dezenas) job for the boy ???

Anónimo disse...

Por acaso alguém se lembra quando é que o PS disse ao eleitorado que ia governar em aliança com o BE ??

é que eu não me recordo ....

ai ai disse...

Meus caros

Não lixem este espaço de liberdade!!!

Eu sei que não sou nenhum bom exemplo, mas caramba, tenham tento nas teclas...

Observador Atento disse...

Meus Caros:
Estive ontem na 2ª reunião da 1ª Assembleia de Freguesia da Vieira e não vi nada do que alguns dos comentários anteriores referem.
Como diz a Lei 5-A/2002, de 11 de Janeiro, nº. 1 do artigo 9º. "até que seja eleito o presidente da Assembleia compete ao cidadão que tiver encabeçado a lsita mais votada.....presidir à primeira reunião de funcionamento da assembleia de freguesia..." no caso o Sr. Joaquim Tomé, nada de anormal e irregular.
O nº 2 do artigo 24º da mesma Lei diz " Os vogais são eleitos pela assembleia de freguesia...., de entre os seus membros, MEDIANTE PROPOSTA DO PRESIDNETE DA JUNTA..." foi o que vi ao ser eleitos os 4 vogais da Junta propostos pelo Sr. Joaquim Tomé. E para esclarecimento de alguns comentadores anteriores todos os vogais integravam as listas do PS. Não vejo assim onde está a alinaça com o BE. E mesmo que a houvesse só revela o alto sentido de responsabilidade dos dois partidos. Sei que há muita gente por aí com interesses inconfesáveis que está numa de "quanto pior melhor".
Tambem na mesma reunião, como preceitua o já referido artigo 9º, foi eleita a mesa da Assembleia. Aqui tambem uma curiosidade. Para a mesa da Assembleia qualquer dos seus membros pode apresentar candidaturas. Pasme-se.... só o PS apresentou uma lista, que foi eleita com um resultado surpreendente. Fica a interrogação, porque é que os outros Partidos, estando em maioria na A.F. não apresentaram lista? Falta de coerência? Não têm gente capaz para o exercício dos cargos?
Para os desconhecedores da Lei, esclareço:
1 - o Presidente da Junta de Freguesia é "o cidadão que encabeçar a lista mais votada na eleição para a assembleia de freguesia,...." n.º 1 do artigo 24ª da já referida Lei.
2 - os Presidentes de Junta eleitos, mesmo que ainda não instalados, o que não era o caso do Sr. Joaquim Tomé pois foi empossado em 31 de Outubro,participam nas sessões da Assembleia Municipal como refere o n.º 3 do artigo 42º da citada Lei "Nas sessões da assembleia municipal participam os cidadãos que encabeçaram as listas mais votadas na eleição para as assembleias de freguesia da área do municipio, enquanto estas não forem instaladas."
Peço desculpas por vos ter tomado o vosso tempo com a citação da Lei, talvez por deformação profissional, mas fico com os "cabelos em pé" quando vejo ou leio doutos comentários menos correctos, e como diz um amigo meu "a ingnorância é muito atrevida" e já agora "não queira subir o sapateiro além do chinelo" sem ofensa aos sapateiros, obviamente.

Anónimo disse...

OU observador atento
diga aos Vieirenses qual o partido que possibilitou que o PS consegui-se eleger os quatro vogais para o executivo da Junta - que me lembre o eleitorado não deu ao PS uma Maioria Absoluta mas sim relativa.
Andaram quatro anos a falar de uma coligação CDU/PSD e agora - o que dizem desta coligação?

não me fecundem sff disse...

Mas a coligação PCP/PSD e agora MCI existe, ontem provou-se que existia e continua a existir e não é só na Vieira, garanto eu. Pelo vistos não conseguiram outros, têm que ser os mesmos.

Anónimo disse...

A Coligação PS/Bloco é uma vergonha.Os dirigentes da Marinha do Bloco são todos direitinhas.E serão responsáveis pela politica desta maioria.Daqui a 4 anos também respondem por isso.Tal esquerda qual carapuça.Mal empregado o meu voto.Vergonha das vergonhas.

ai ai disse...

Ó anarcabe! onde é que você anda? Mais do que ninguem está em posição de esclarecer esta confusão que anda por aqui. Qual é o crime de o bloco ter viabilizado um solução de esquerda na Vieira e no Concelho. Contranatura era a situação anterior... vá lá dê uma lição a estes bitaiteros do que é a esquerda e direita...

sancudo disse...

Ao "não me fecundem sff"

Com que então só a concretizada coligação ps/be e mais a previsível coligação ps/psd é que são boas?

Quantos votos tiveram a mais, os teus mentores, nesta cidade?...
Se calhar foi por causa da propagandeada coligação ...

Anónimo disse...

Para saberem o que é a direita e a esquerda leiam e ouçam o Olavo de Carvalho.
Mas segurem-se bem, por vezes a linguagem oral é só para adultos com as vacinas todas.

não me fecundem sff disse...

Ai a porra da azia... mas já acabaram as pastilhas na Vieira? Se quiserem mais, vão a Leiria.
Se não quiserem tomar pastilhas abram a pestana...Andam por aqui a fazer o quê? queixam-se do quê? Será de falta de leitura politica? Será de falta de senso comum, para não falar politico? Assentem os pés na terra, senhores.
Como é possível o BE ter tão "poucos" votos e fazer tanta diferença? Será porque tem gente responsável à frente da sua gestão politica, que não está interessada em cargos locais, nem assentos políticos, ao contrário dos outros que queriam casa, cama e roupa lavada?
O bloco sempre foi um partido responsável e provou-o na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia da Vieira. Não anda atrás, nem a reboque de quem não pensa e só quer bloquear.
Continuamos incólumes e com o mesmo poder de fiscalização que detínhamos e que o povo fez o favor de nos dar.
Só uma achega, que pode ter tudo a ver, o bloco de esquerda fechou as suas contas autárquicas e estava já tudo pago, antes destas mesmo começarem. Gostaria de ler o mesmo de todos os intervenientes autárquicos. Para fazer politica tem que se ser sério, não se pode só parecê-lo.
E assim aqui acabei, não adianta mais bitaitar com quem não retira substrato da discussão e continua a persistir na demagogia de salão.

Anónimo disse...

Para o BE (não o fo...) das 23:57:

Em quantos lados é que vocês se coligaram nestas eleições com os vossos primos chegados?
Tinha que ser na Marinha?
Porque retaliam irracionalmente?

Anónimo disse...

Mais uma vez dá vontade de rir a "inteligência" e a "coerência" intelectual e politica dos Xuxas e Berloques .......

reparem como no mesmo post o Observador (des)Atento diz:

1º - eleições para o Executivo da Junta - muito bem .... o PS ganhou e deve governar sózinho (o BE fez muito bem)

2º- logo a seguir - eleições para a Mesa da Assembleia - a oposição tinha a MAIORIA, podia ter eleito uma Mesa diferente.


Bom, perante tanta estupidez , o que argumentar ???????


Apenas realçar que a verdadeira oposição não tem a maioria. Quem tem é a aliança PS/BE (como se viu na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia - TODAS).

Anónimo disse...

Parece pois , que o PS já meteu o BE no bolso..ja que não conseguiram meter o PSD...só muda a desculpa e o motivo,mas acontece sempre o mesmo em todos os mandatos...uma vergonha!

infiltrado disse...

Blá...Blá...Blá igual a zero......

Dói não dói ..........

A Verdade Chateia disse...

Pelos vistos este tema é mais importante do que a venda de senhas para consultas no Centro de Saúde.

Anónimo disse...

O controlo POP Pentatónico

Todos nós temos preconceitos.
Um deles chama-se escala pentatónica.
Somos diariamente invadidos por ela.
Basicamente é um intervalo de sequência de notas.
A falta de paciência para ouvir música leva a isto.
Absorvemos o que nos dão.
E esperamos que nos deêm sempre o que nos deram.
Quando algo estranho diferente aparece, estranhamos.
E não ouvimos.
Há que parar e perceber até que ponto estamos a ser controlados.
Esperar por aquilo que sempre nos deram faz-me lembrar Pavlov.
Seremos todos assim ?
Será apenas na música?

Anónimo disse...

O BE que se diz (são eles que dizem, entenda-se) "um partido responsável" acabou de dar ao PS na Vieiria a maioria que este não teve nos votos..brevemente saberemos a que preço...

não me fecundem sff disse...

Só uma pergunta para os "inteligentes": Em quantas freguesias lugares e outros... houve coligação directa e pós eleições PCP/PSD? Contem todos porque são muitos,não chegam os dedos das mãos e se calhar dos pés, não cuspam para o ar, pode não cair saliva...
Abram a pestana...

A Verdade Chateia disse...

Já agora, qual o concelho do país que tem venda de senhas no Centro de Saúde e nem o PSD, nem o PS, nem o PC, nem o BE mostram qualquer indignação?

Isso é que é grave, não acham?

não me fecundem sff disse...

Ó minha sra.isso é uns post's mais abaixo, vá ver sff.