.
.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

"O que é a Agenda 21 Local?"



No passado dia 14, a CMMG apresentou em sessão pública a Agenda 21 Local, um Programa de Gestão do Desenvolvimento Sustentável traduzido num “conjunto de documentos que incluem um plano de acção que tem implicações a todos os níveis da vida comunitária, nas áreas económica, desportiva, cultural, educativa, social, com enfoque muito especial nas questões ambientais”, conforme referiu na altura Alberto Cascalho.
Neste nosso comentário à apresentação da Agenda 21 Local não se pretendem discutir os méritos ou a oportunidade do estudo, o qual compreende um diagnóstico do concelho, relatório de enquadramento, estratégia de informação e comunicação, e “planos de acção nas áreas de gestão ambiental sustentável, apoio à sustentação da inovação empresarial e intervenção na coesão social”. O que se pretende apenas é chamar à atenção para a forma de comunicação utilizada uma vez que na apresentação que é feita deste trabalho, ao qual foi dado eco quer pela comunicação social da região quer pelo próprio site da CMMG, nunca é feita a sua contextualização genérica, ou seja, nunca é dito que esta é a adesão do nosso município a uma iniciativa enquadrada pelas Nações Unidas e já adoptada por mais de dois mil municípios de todo o mundo, entre os quais alguns portugueses. Ao contrário, a forma utilizada mais parece pretender indicar que se trata de uma iniciativa isolada desta autarquia, fruto do seu mérito e da sua clareza de ideias quanto ao nosso futuro.
Embora a nossa convicção seja a de que se tratou apenas de um lapso de comunicação, fica no entanto o reparo, uma vez que o enquadramento genérico deste trabalho e a percepção da sua envolvente até poderiam traduzir-se numa maior adesão por partes de todas as forças vivas do concelho, ao seu desenvolvimento e implementação.
Para os que pretenderem mais informação sobre o tema, fica também o link para o Portal da Agenda 21 Local, concebido e implementado pelo Grupo de Estudos Ambientais da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

9 comentários:

Anónimo disse...

Vá lá... não tenham memória curta...eu ajudo:Carlos Medeiros/Luis Guerra Marques/Atlético Clube Marinhense/Campo da Portela não vos diz nada?

Anónimo disse...

Ao ouvir a apresentação da Agenda 21 para o Concelho da Marinha Grande, veio-me à memória o programa eleitoral de 1997 do PSD na Autárquicas desse ano com o Prof. Rui Verdingola.
Grande parte das intenções ali colocadas vão no sentido daquilo que sempre os Sociais Democratas defenderam em Seus Programas eleitorais, é curioso que as ideias de à dez anos atrás continuam actuais e com futuro pois nesta terra nada tem sido feito.

Anónimo disse...

Touché .....

Anónimo disse...

"Vá lá... não tenham memória curta...eu ajudo:Carlos Medeiros/Luis Guerra Marques/Atlético Clube Marinhense/Campo da Portela não vos diz nada?"

Diz sim senhor. O Professor Carlos Medeiros, da empresa IPI (a quem foi adjudicado a elaboração do trabalho apresentado sobre a agenda 21) é o mesmo que tinha um contrato de promessa de compra e venda dos terrenos do campo da Portela e que chegou a adiantar algum dinheiro ao ACM. Como o contrato não foi cumprido, o dito senhor tinha a haver o dinheiro adiantado e uma indemnização.
E depois? O que é que o anónimo pretende insinuar?

Anónimo disse...

Então este é que é o famoso mãozinhas? Este sujeito faz sempre bons negócios cá na Marinha. Já começo a perceber porque é que o João das Barbas não queria a agenda.......

Já agora, não tem nada a ver. Alguém sabe quanto é que custou o estudo da Agenda 21?

Anónimo disse...

Até Eu já começo a perceber mais qualquer coisita destas coisas...

Ah! Pois é...

Tudo se sabe...as pessoas é que pensam o contrário.

Anónimo disse...

Agora percebo porque é que na apresentação da Agenda 21 o dito cujo só falou do seu curriculo...
Óbvia justificação da massa que o povo da Marinha lhe vai dar...
Cadé os outros?......

Anónimo disse...

Isto é que vai uma caldeirada!!!!! Melhor... uma sopa do vidreiro servida pelo confrade Luís Guerrilha.

Anónimo disse...

Expliquem-me que sou lerda das ideias... o que é que o Doutor Agenda 21 da Nazaré tem a ver com o Campo da Portela?....o dito até disse na apresentação que só conhecia a Marinha de passagem para Leiria quando andava no Lyceu... ou será que conhecia mais que aquilo que nós desconhecemos?... Oh Abreu dá cá o meu....