.
.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

"ETAR Norte funciona a metade da sua capacidade"


A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR Norte) do Coimbrão é hoje inaugurada oficialmente pelo ministro do Ambiente e marca um dos episódios mais importantes do processo de despoluição da região.
Cerca de um ano depois da sua entrada em funcionamento, a 'jóia da coroa' da Simlis, empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Saneamento do Lis, encontra-se a funcionar a metade da sua capacidade, já que o saneamento básico de Leiria, Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós - concelhos que a estação vai abranger - ainda tem um longo caminho a percorrer, aguardando ainda os efluentes das suiniculturas, provenientes da futura Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas, que irá nascer em Amor.
A maior ETAR da região Centro - que apresentou um investimento de 15,6 milhões de euros, financiados em 80 por cento pelo Fundo de Coesão da União Europeia - foi dimensionada para receber cerca de 250 mil habitantes equivalentes, o que significa que pode tratar diariamente cerca de 38 mil metros cúbicos de águas residuais, dos quais 77 por cento são domésticos e 18 por cento provenientes de indústrias, e o restante de suiniculturas.
No entanto, a ETAR só deverá atingir a capacidade para que foi dimensionada dentro de quatro anos, caso o saneamento básico de todos os concelhos esteja totalmente concluído em 2013, data apontada por todas as autarquias, tendo em conta que nesse ano termina o Quadro de Referência Estratégico Nacional.
Neste momento, segundo apurou o nosso jornal, a percentagem de cobertura do saneamento básico no concelho de Leiria é de 80 por cento. Segundo a autarquia, os lugares com ausência de saneamento correspondem a zonas com baixa densidade populacional. Por outro lado, faz saber numa nota informativa, a execução dos trabalhos nas freguesias a Norte do concelho "não poderiam avançar antes da entrada em funcionamento da ETAR Norte". "Com esta em funcionamento, avança agora a concretização das referidas redes", sublinha.
Com menos de 50 por cento de cobertura de saneamento básico, encontra-se o concelho de Porto de Mós, ao passo que, na freguesia da Marinha Grande, os trabalhos abrangem 95 por cento de cobertura e, nas freguesias de Moita e Vieira de Leiria (Marinha Grande) 85 por cento.
O nosso jornal tentou apurar qual a percentagem de cobertura de saneamento da Batalha, mas não foi possível apurar o valor até à hora de fecho desta edição.
A infra-estrutura irá igualmente aguardar que a Estação de Tratamento dos Efluentes Suinícolas fique concluída, situação que deverá levar, pelo menos, mais dois anos.
A cerimónia de inauguração terá lugar pelas 10h00. Além da presença do ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, irá ainda contar com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.
A inauguração será antecedida pela apresentação do 'Guia para a Avaliação de Impacte Ambiental de Estações de Tratamento de Águas Residuais', elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Rio Lis com "alteração qualitativa"

A ETAR Norte representa para o presidente do Conselho de Administração da Simlis, Sérgio Lopes, a "peça basilar" de todo o sistema de despoluição, alertando, porém, para o trabalho das populações e empresas.
"Há que reconhecer que a ETAR não pode ser a única a despoluir os rios. A despoluição passa, também, por outros instrumentos e pelas pessoas e empresas terem consciência que os rios só se despoluem se estiverem ligados ao sistema", disse. É nesta perspectiva que Sérgio Lopes sublinha a "alteração qualitativa" do rio Lis, fruto do sistema multimunicipal de saneamento.


(surripiado do Diário de Leiria)

1 comentário:

Anónimo disse...

95% de cobertura? Afinal sempre era o Dr. JPP que estava a mentir.