.
.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

TUMG - hoje é o primeiro dia...

Apesar de tudo, e muito haveria a dizer, o dia de hoje marca um importante acontecimento para a Marinha Grande e representa uma justa vitória dos marinhenses: finalmente começaram a circular os transportes urbanos na cidade! A oferta é escassa e cobre apenas uma parte da população, mas é um começo que se deve saudar, sobretudo porque ele representa uma vitória dos que teimaram na necessidade dos transportes públicos contra os que queriam extinguir a TUMG. É que os mesmo que agora apregoam o cumprimento duma promessa eleitoral são os que diziam estar tudo mal e que não havia remédio para uma empresa que há muito deveria estar ao serviço da população. Deveriam ter a humildade de reconhecer que só não avançaram para a extinção porque houve quem se opusesse, foram a isso obrigados, devendo reconhecer-se neste particular todos aqueles que levantaram a sua voz em defesa da TUMG, nomeadamente, é justo que se diga, a bancada do PSD na Assembleia Municipal e os vereadores do PS no executivo.
É certo que há muito fazer para melhorar a mobilidade na Marinha Grande e para elevar a um patamar de verdadeiro serviço público os transportes que agora se iniciam. Mas é também por isso que eles se devem transformar rapidamente num caso de sucesso, para que o período experimental dê lugar a uma verdadeira rede de transportes urbanos que permita minorar os problemas de mobilidade e de acessibilidade e para que a sua alargada utilização represente uma revolução nos hábitos dos marinhenses.
Para que isso aconteça é necessário que todos os que de momento possam contribuir para a sua utilização, o façam, de forma permanente e apelando a outros que o façam também, não dando assim margem para que, os que a muito custo aceitaram pôr estes meios ao serviço da população, recuem e depressa percebam que deveriam ter tido outra ambição na sua implementação, tal é a desproporcionalidade da relação custo/beneficio, claramente favorável ao segundo.
Aproveito ainda para fazer uma chamada de atenção e um reparo. Consultei o sítio da Tumg que apenas hoje (ou ontem) passou a disponibilizar informação necessária à utilização dos transportes. Verifico que é difícil visualizar os horários de passagem pelas diversas paragens e que a informação poderia ser um pouco mais “amiga”. Este é um aspecto que facilmente pode ser ultrapassado. Já quanto ao reparo, penso que ele pode revelar um pouco mais do que um simples engano, mas concedo o beneficio da dúvida até porque o dia é de festa e de vitória. No que diz respeito à Linha Azul, é anunciado que os intervalos de passagem dos autocarros é de 15 minutos mas no entanto nos horários de passagem pelas paragens (onde são indicados os minutos), apresentam intervalos de meia hora (por exemplo na Rua das Rosas Silvestres os autocarros passam aos 25 e aos 55 minutos, de cada hora). Só quando acedi ao link “TUMG – A Empresa” é que vi explicação para a incongruência:
Qual o serviço oferecido?
Baseado no referido estudo, a TUMG implementou o cenário 3 ali anunciado, formado por 2 circuitos, nomeados “azul e verde”, por serem aqueles que neste momento melhor se ajustam às necessidades de deslocação urbana na cidade da Marinha Grande. Estes circuitos apresentam uma qualidade de oferta, de que destacamos as seguintes características:
- intervalos de passagem curtos, 20 minutos na linha verde e 15 minutos na linha azul (esta em sentidos alternados);


Ah! Já entendi! Afinal na Linha Azul os autocarros passam de 15 em 15 minutos, só que um vem para cá e outro vai para lá, o que quer dizer que o tempo de espera entre dois autocarros que vão para lá é de 30 minutos, com um que vem para cá pelo meio... Perceberam?! Autocarros de 15 em 15 minutos não é mentira, mas também não é verdade.

14 comentários:

Anónimo disse...

Se fazem, é porque fazem, se não fazem, é porque não fazem.........
Alguém percebe esta jentinha?????
Em Outubro o povo saberá dar a resposta certa!!!!!!!!!!!

copy/paste disse...

"Os Transportes Urbanos Marinha Grande (TUMG) criam uma nova mobilidade urbana
A Câmara Municipal da Marinha Grande, consciente da importância social dos transportes, como elemento promotor da melhoria das condições e qualidade de vida das populações e do processo de sustentabilidade e de desenvolvimento económico na cidade e no concelho, criou a TUMG, uma Empresa Municipal cujo principal objectivo é a dinamização dos transportes urbanos na Marinha Grande.

A Câmara Municipal promoveu, em 2008, com o apoio do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), a elaboração de um estudo de mobilidade com o intuito de encontrar soluções sustentadas que viabilizassem a adopção de transportes urbanos na cidade, no sentido de dar resposta às necessidades das deslocações da população relacionadas com as actividades comerciais, de serviços, da vida social e do lazer, e também como alternativa às deslocações pendulares casa / trabalho /casa e casa / escola /casa."

Afinal os xuxas estavam cheios de razão quando criaram a TUMG! Ou não foram eles?

não me fecundem sff disse...

Não foram os Socialistas, foi Armando Constâncio.

Cesare Pavese, eu? disse...

A Única Alegria Neste Mundo é a de Começar
A única alegria neste mundo é a de começar. É belo viver, porque viver é começar, sempre, a cada instante. Quando esta sensação desapaece - prisão, doença, hábito, estupidez - deseja-se morrer.
É por isso que quando uma situação dolorosa se reproduz de modo idêntico - parece idêntica - nada apaga o horror que tal coisa nos provoca.
O princípio acima enunciado não é, portanto, próprio de um viveur. Porque há mais hábito na experiência a todo o custo (cfr, o antipático «viajar a todo o custo») do que na charneira normal aceite com o sentido do dever e vivida com entusiasmo e inteligência. Estou convencido de que há mais hábito nas aventuras de do que num bom casamento.
Porque o próprio da aventura é conservar uma reserva mental de defesa; é por isso que não existem boas aventuras. Só é boa aventura aquela em que nos abandonamos: o matrimónio, em suma, talvez até aqueles que são feitos no céu.
Quem não sente o perene recomeçar que vivifica a existência normal de um casal é, no fundo, um parvo que, por mais que diga, não sente, sequer, um verdadeiro recomeçar em cada aventura.
A lição é sempre a mesma: atirarmo-nos para a frente e saber suportar o castigo. É melhor sofrer por ter ousado agir a sério do que to shrink (ou to shirk? (recuar) ). Como no caso dos filhos: é de resto a Natureza que o quer, e recuar é cobardia. No fim - já se tem visto -, paga-se mais caro.

Cesare Pavese, in "O Ofício de Viver"

Acintoso disse...

"Em Outubro o povo saberá dar a resposta certa!!!!!!!!!!!", sentencia o anónimo das 10:58AM e sentencia muito bem.
Só não compreendo a razão de tantos pontos de exclamação. Será que o anónimo quer dizer que ficará admirado se a tal 'gentinha marinhense' voltar a dar a possibilidade desta gerência se manter no lugar?
Tenho de afirmar que, se tal acontecer, também me causará muita admiração, tão longo é o rol das coisas (não) feitas ou, pior ainda, quando as fizeram, foi a desoras ou dubiamente bem feitas!

A ‘gentinha’ não diz mal por terem posto em funcionamento os transportes urbanos. Não, a ‘gentinha’ interroga-se e até critica é por terem sido gastos tantos anos para os terem posto em funcionamento e, mesmo assim, a pé coxinho!

folha seca disse...

Acompanhando o titulo do post, uma canção para animar a malta(não é do Zeca mas é do irmão do meio.



http://www.youtube.com/watch?v=GsjjY0h-78Y

duvidoso disse...

Caro não me fecundem sff,

agora que o Constancio regressou à politica, será que vai continuar a fazer as suas ?

Curioso disse...

Mas que história é essa de - "agora que o Constâncio regressou à politica"?...
Alguém me sabe dizer alguma coisa de concreto? É que eu tenho ouvido para aí umas bocas, mas ninguém me tem sabido dizer nada de concreto!
Fico em pulgas...

Anónimo disse...

A Linha Azul é uma circular, por isso pode-se apanhar o autocarro em qualquer sentido. Na prática há um autocarro em cada 15 minutos.

Anónimo disse...

Pois é, não me tinha ocorrido... como é circular, no limite vamos sempre parar ao mesmo sítio. Bem visto. Se calhar pode é demorar um bocadinho mais, não é? A menos que o pessoal não tenha muito tempo para andar às voltinhas, não estou a ver problema. Afinal sempre é de 15 em 15 minutas. O Mr. Bean é que anda a ficar birulas. É a mania de complicarem!

Saudosista disse...

Não sei nada sobre essa estória do Armando Constancio voltar á politica activa...Mas que faz falta Faz!

menos saudosista disse...

Tem razão saudosista (o nick diz tudo), podiamos faser outro Atrium, e se calhar até obras lá em casa...

Saudosista disse...

Fraca memória... fraca memória!!!

Mas descanse que não vou perder tempo a lembrá-lo, nas farmacias vendem-se uns medicamentos para esse mal e tambem há uns ofmatologistas que fazem exames aos olhos e receitam umas coisas par por no nariz e melhorar a visão...

e mais não digo

Anónimo disse...

Digam o que disserem na Marinha Grande até hoje ainda não apareceu nenhum politico com a classe e categoria do Snr. Armando Constâncio, que por acaso nem é Dr. nem Engº. mas é Marinhense de nascimento.
E O RESTO É CONVERSA E INVEJA.