.
.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Revista de Imprensa


Museu do Vidro celebra 11º aniversário

O Museu do Vidro, na Marinha Grande, comemora o seu 11º aniversário no dia 13 de Dezembro (domingo), através de um programa de actividades dirigido ao público de todas as faixas etárias. A participação é gratuita. A Câmara Municipal elaborou um conjunto de actividades para animar, ainda mais, este Museu que tutela e, deste modo, convidar todos os interessados a fazer parte da comemoração. Pretende-se divulgar este espaço cultural, que retrata parte da história do Concelho, junto de crianças, seus familiares e comunidade educativa.


(surripiado do Tinta Fresca)


Nota da Redacção: associando-se às comemorações do Museu do Vidro, a Comissão de Moradores do Largo das Calhandreiras sugere que a CMMG promova um site de divulgação do museu, onda se possa incluir a sua apresentação, localização, programação, imagens, visitas virtuais, etc, etc, etc, de modo a proporcionar uma maior divulgação do mesmo, tornando-o assim mais visível e acessível. Pensamos que a grandeza cultural e artística do nosso museu merece mais do que o espaço que actualmente lhe é dedicado no site da CMMG.

5 comentários:

Pirolito disse...

Apoio a cem por cento esta sugestão da Comissão de Moradores do Largo.
De facto, o museu merece toda a visibilidade possível!

Anónimo disse...

Apoiado

Apartidário disse...

O Museu do vidro guarda e preserva importantes memórias da nossa terra e duma indústria em que um dos seus ramos (embalagem) se soube reinventar e, felizmente para nós, ainda tem muito peso na nossa economia.

Em contraste, a cristalaria por falta de capacidade de gestão que expressa na insistencia em modelos de negócios obsoletos e inadquados quase desapareceu.

Para dar vida ao Museu do Vidro deixo uma sugestão ao Sr. Presidente da Câmara.

Tendo como âncora o Museu do vidro aproveite as instalações da antiga fábrica escola e facilite e promova com outras instituições (ex: sociedades de capital de risco) e profissionais do vidro a criação de ateliers privados especializados (do tipo Jasmin) com produção ao vivo e comercialização de produtos de cristalaria com maior valor acrescentado e diferenciados. Além de poder ser uma grande atracção turistica seria mais uma fonte de receitas para o nosso concelho.

Obviamente que esta ou eventualmente outra ideia que desse vida a um Museu que me parece estático e pudesse revitalizar a cristalaria, teria de ser bem enquadrada e desenvolvida com o apoio profissionais especialistas em estratégia empresarial com provas dadas (não politicos pseudo-gestores ).

Apartidário disse...

É pena que tenha havido mais sugestões para revitalizar e dar uma nova dinamica ao estático Museu do Vidro para que se torne uma âncora e, porque não, um ex-libris que potencie o Turismo do nosso concelho..

Alertava os participantes deste forum que este espaço nos permite apresentar ideias e sugestões para de forma totalmente descomprometida e que têm grande possibilidades de chagar a quem de direito.

Seguramente que serão objecto de reflexão pelos autarcas que por aqui passam e também deixam os seus comentários.

Anónimo disse...

Não deixa de ser agradavel verificar, como a CRISTALARIA ainda move PAIXÃO por parte d população da Marinha Grande!

Mas, será que o Museu do vidro responde ao que deveria ser um Museu do vidro? NÃO! decididamente Não!
1º- Não honra, não serve de montra doque se fez e ainda se faz na MArinha Grande!
2º- Muitas são as ocasiões que o Museu ou quem o dirigi que se esquece do que é ainda a Marinha Grande em termos de vidro, em termos de Cristalaria!
3º- Agenda Cultural é desconhecida, e a que existe na sua grande maioria divulga o que se faz no exterior, no estrangeiro, à boa moda de Portugal: O QUE É DE FORA É BOM!
4º- Quando o Mudeu, nem é envolvido como parceiro principal, entidade promotora da Bienal.....nem vale a pena continuar.

Remato alertando que, e smepre que se fala da CRISTALARIA surgem as frases e ideias feitas dos modelos de negócio mal feitos, baseados em ideias antigas e retrogradas.....
Perante Tanto saber, e tanta iluminação de ideias, tlvez um discussão alrgada, e reter as ideis de quem tanto sabe, que tem obrigação moral de partilhar já que a Cristalaria é uma industria em desaparecimento!
Tenhm coragem de partilhr ideis em vez de atirar pedras......