Das onze lojas que visitei, sete não tinham multibanco e/ou cartão de crédito e em nove delas fui abordado pelos comerciantes/empregados de balcão através de expressões do tipo "o que era?", "o que é que quer?" ou então "diga lá!".
Vistas as coisas pelo lado positivo, aqui estão dois aspectos em que os comerciantes podem (e devem) melhorar e que a mim, enquanto consumidor, são de extrema importância (apesar de aparentemente óbvios). Sugiro por isso que comecem pelas coisas simples pois elas podem fazer toda a diferença, a diferença entre um consumidor voltar ou não.
Permitam-me apenas que coloque uma pergunta final. Alguém me sabe dizer qual é o efeito no comércio tradicional do combóio e da iluminação de Natal. É que, parece-me, este é um dos nossos maiores defeitos, gastar recursos (escassos) sem qualquer retorno. Dito por outras palavras: enterrar dinheiro sem medir os resultados. Se é que os há...
6 comentários:
Nada mais verdadeiro!!!!!
O Comboio, as Luzes!
Recusos, que nem oxigénio são para quem está moribundo, como é o caso do comercio Tradicional.
Responsabilidades? de tantas entidades, circunstâncias, momentos economicos, etc, etc.
Na verdade, fácil é atirar a pedra aos próprios comerciantes! mas a Associação que os representa? nada tem a dizer face a esta conjuntura?
Será a falta de multibanco? de falta de simaptia na abordagem aos clientes?
Penso que não!
O problema é muito mais grave e profundo....
Mataram o comercio da Marinha Grande, e os Comerciantes, nem motivação têm, nem razão têm para fazer invesitmentos,actualizações, nada! pois o retonro é seguramente NULO!
POBRE DESTA CIDADE, OUTRORA GRANDE VILA, ONDE TODOS A QUEREM MATAR!
falta de multibanco e cartão de crédito igual a receitas não declaradas; velho sistema!!!!
A falta de simpatia quando um possível cliente entra à porta é meio caminho andado para não o voltar a ver. Este é um fundamento básico de uma relação comercial. Mas aos comerciantes só há uma coisa a dizer: Lei de Darwin. Os mais fracos caem por terra. Há comerciantes nesta cidade que sabem receber um cliente e fazer com que, mesmo comprando mais caro, voltem ao seu estabelecimento. Já outros acham que podem tratar um cliente de qualquer maneira...
A culpa aqui é, na maior parte dos comerciantes porque não se mexem para se actualizar e aprender mais acerca de marketing e relações comerciais. Claro que a associação também tem a obrigação de promover acções de formação e workshops para os seus associados com o objectivo de os dotar de mais ferramentas para o seu negócio (e eu sei que ja foram feitas formações sobre vitrinismo, por exemplo)...
Vejo é que neste país, para além dos agricultores, já começam também os comerciantes a mandar-se aos subsídios para colmatar a inércia de que padecem...
Uma última pergunta: Eu já lá não vou há anos, mas o Mafra, ali no cruzamento do sinaleiro, parece-me aguentar-se face às outras superfícies que apareceram na cidade...Será porque se mexeu e se aliou a marcas implantadas? (Digo isto por ver dizeres de outras cadeias de retalho no estabelecimento...)
Quem me sabe informar quando existiu bom comercio na Marinha Grande?
Por tudo o que me foi dado observar durante a minha existencia nesta terra,pode ter havido um ou outro comerciante que o soube ser...
O comércio nunca foi forte nem de qualidade nesta terra...claro que tem piorado...é evidente!
ora aqui está!
porque não decretar que o comercio tradicional já não se justifica e como tal obrigá-los a fechar as portas de uma vez por todas... que tristeza! nem multibanco teem...que falta de maneiras de atender um cliente como tão bem foi demonstrado pelo Mr.been... e o resto! Venha o leclerc, para juntar ao intermarche ao lidl ao plus ao modelo ao feira nova e por aí fora e então ha multibancos... simpatia( a rodos) preços baratos (só nos produtos de folheto) e vamos sentir uma grande vaidade por nos termos tornado numa pequena catedral de consumo...só não percebo a confusão em volta do mercado municipal quando atendendo a determinados pontos de vista já há muito que devia por e simplesmente ter fechado e quem sabe? Utilizar o belo edificio da resinagem para aí erguer uma grande superficie comercial com uma vasta galeria de lojas de marca... todos com cartões de debito e credito e muitos sorrisos e boas maneiras que pelos vistos sao coisas enexistentes nos nossos actuais comerciantes.
Sem humildade para reconhecer os erros e dar passos seguros para melhorar, então é que nunca mais vão ressuscitar os túmulos comerciais que ainda existem por cá.
Por amor de Deus...
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