.
.

terça-feira, 1 de julho de 2008

COMUNICADO À POPULAÇÃO

UMA VERGONHA! Uma autêntica pouca vergonha foi aquilo que todos os marinhenses começaram a receber hoje pelo correio em suas casas – a factura da água relativa aos meses de Maio e Junho.
Enquanto o partido que sustenta esta câmara vai protestando com voz grossa, punho erguido e bandeiras ao vento, contra o aumento do custo de vida, esta câmara Cascalho, dita comunista, à primeira oportunidade que tem para desagravar a factura da água dos seus munícipes, opta pela aplicação da chamada “Tarifa Fixa de Disponibilidade”.
Seguindo uma política neo-liberal de direita, esta câmara Cascalho cuja única preocupação e obsessão é a situação financeira da autarquia (uma das melhores do país!), com o único objectivo de não perder receita, substituiu o valor do extinto aluguer dos contadores da água por uma tarifa exactamente do mesmo valor, 2,11€/mês. De nada valerá a este executivo e à maioria que o suporta na assembleia municipal vir dizer que a culpa é do governo Sócrates que lhe retirou receita, porque o que está aqui em causa é uma questão de princípio e até, eventualmente, de legalidade. Vejamos o que dizem a este propósito os comunista Honório Novo e Ilda Figueiredo:
“A lei impôs a eliminação da taxa sobre os contadores e os municípios criaram esta taxa para substituir o que a lei proíbe. É um truque, sou contra. Em Matosinhos já estou a pagar.” (Honório Novo)
"Ainda antes da ordem do dia, Ilda Figueiredo manifestou-se contra a tarifa de disponibilidade, que veio substituir, na factura da água, o antigo aluguer do contador."
e o instituto regulador do sector:
O Instituto Regulador da Água e Resíduos (IRAR) defende que com a aprovação da lei sobre os serviços públicos essenciais cada entidade "deve informar directa e atempadamente os utilizadores sobre os tarifários aplicáveis.”
O que esperávamos? O que esperávamos de uma câmara dita comunista é que desagravasse a factura da água não aplicando uma nova tarifa após a abolição da taxa de aluguer dos contadores, e avançasse com uma política da água apostando na sua racional e eficiente utilização e, porque não, criando escalões diferenciados para famílias numerosas e de menores rendimentos. Era isso que se exigia a uma câmara solidária com a sua população.
O que fez a câmara? A câmara esperou pelo início de Julho, mês em que muitos já se encontram de férias, para enviar a facturinha, sem qualquer explicação pública, edital ou outra (como fizeram muitas câmaras municipais por esse país fora), provavelmente na expectativa que “o truque” passasse despercebido. O que esta câmara fez foi o mesmo que os proprietários dos ginásios quando o IVA desceu de 21 para 5%. A imoralidade é a mesma!
O que nos resta? Resta-nos protestar de todas as formas legais disponíveis (livro de reclamações, DECO, centros de arbitragem, etc, etc), obrigando este executivo dito comunista a explicar qual o critério desta tarifa, que por mero acaso se traduz num preço exactamente igual ao preço anteriormente praticado para o aluguer dos contadores, e exigir a sua imediata eliminação e devolução aos munícipes. Esta câmara dita comunista, tem aqui a oportunidade de emendar a mão e de mostrar ao povo trabalhador da Marinha Grande de que lado está, se do lado das políticas neo-liberais de direita se do lado dos seus munícipes, castigados por uma crise mundial generalizada e agravada por uma gestão autárquica que ainda não mostrou qualquer rumo ou sentido de visão estratégica.
Camaradas e amigos, estamos de férias, mas não estamos a dormir, estamos atentos! Sentindo que era nosso dever desmascarar este embuste, aqui estamos a cumprir o nosso papel cívico de alertar o povo da Marinha Grande para mais uma investida pouco inteligente desta câmara Cascalho. Vigilantes e unidos, ergamos bem alto a voz da nossa indignação! A LUTA CONTINUA! ALUTA CONTINUA! A LUTA CONTINUA!


--------------------------------------
Nota: vale a pena recordar o que aqui se disse há cerca de dois meses atrás (sem grande eco…)

Lembrete

"
Municípios criam nova taxa para não perder receitas"

FÉRIAS GRANDES

E que tal umas merecidas férias? A tripulação do Largo das Calhandreiras vai embarcar no Love Boat e só regressa em Setembro. Até lá, votos de boas férias e muito calhandro, que nós vamos andar por aí…





Nota: por motivos óbvios, durante o defeso este blogue encontra-se interdito a bitaites. Aproveitem até ao final do dia de hoje para os últimos “desabafos” ou sugestões para férias. Até já!